CULTURA
CBN Paraíba é finalista no Prêmio NHR Brasil de Jornalismo
Concurso elege as melhores reportagens do país sobre hanseníase.
Publicado em 26/07/2018 às 13:27 | Atualizado em 26/07/2018 às 17:09
A CBN Paraíba é uma das finalistas do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo, realizado pela Netherlands Hanseniasis Relief - Brasil, filial da Fundação Neerlandesa de Combate à Hanseníase. O repórter Marcelo Andrade está concorrendo com a série "Manchas Insensíveis, Vidas Sensíveis", que abordou o preconceito, o tratamento e as inovações sobre a doença infecciosa que afeta a pele.
Para a produção do material, o jornalista ouviu relatos de pacientes que lutaram e ainda lutam por causa do estigma da doença. Ele visitou o antigo Hospital Colônia de Bayeux, na Grande João Pessoa, onde eram levadas as pessoas diagnosticadas com a doença até o final da década de 1960, locais conhecidos como leprosários.
Com explicações de especialistas no assunto, a série ainda abordou o serviço gratuito oferecido hoje pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes, além de tratar da polêmica sobre a previsão de redução no tempo de tratamento, o que deve ser incorporado pelo Ministério da Saúde ainda este ano.
A série "Manchas Insensíveis, Vidas Sensíveis" teve a edição de áudio de Alessandro Leite e Sonorização de Jonathan Dias. Os vencedores serão anunciados no dia 2 de setembro, durante cerimônia de abertura do 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), que vai acontecer em Recife (PE).
Comentários