CULTURA
Cine Sesc exibe 'Romeu e Julieta' libanês
Sob o Céu do Líbano mostra o amor de dois jovens de famílias inimigas. Sessões gratuitas acontecem às 12h, 17h e 19h .
Publicado em 13/09/2011 às 6:30
Audaci Junior
Nesta terça-feira, será aberta a programação do Cine Sesc, em João Pessoa, com a exibição do filme Sob o Céu do Líbano (Le Cerf-Volant, França, Líbano, 2003). As sessões gratuitas acontecem às 12h, 17h e 19h.
O longa-metragem gira em torno de uma jovem de 15 anos (Flavia Bechara) que vai se casar com um primo desconhecido. O problema maior desse matrimônio é que a garota vive na fronteira do Líbano com Israel.
As famílias discutem o casamento dos noivos através de megafones, já que elas estão separadas pelo posto de controle israelense. Escutando e anotando o que falam, um soldado árabe (Maher Bsaibes) que serve ao exército de Israel apaixona-se pela prometida.
Como na obra de Shakespeare, o amor floresce independente das 'famílias' inimigas. Ganhador do Grande Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza da época de sua produção, Sob o Céu do Líbano é um retrato da intolerância resultante da violenta ocupação israelense, a qual anexa os territórios libaneses na calada da noite, cercando vilas com minas e arames farpados, destruindo a identidade cultural de um povo.
Nesta quarta e quinta serão exibidos, respectivamente, o argentino A História Oficial (1985), de Luis Puenzo, e o franco-canadense A Guerra do Fogo (1981), dirigido por Jean-Jacques Annaud.
Comentários