Impeachment de Dilma será tema de documentário. Direção é de Petra Costa

O impeachment da presidente Dilma Rousseff será tema de um documentário de longa metragem. O filme está sendo realizado pela cineasta Petra Costa. As gravações começaram durante as manifestações de 13 de março.

Dilma

Li uma entrevista de Petra na Veja. Ela sente falta de mais documentários políticos no Brasil.

Bem que há. Foi, aliás, um documentário político que deu maior visibilidade aos filmes documentais entre nós. Refiro-me a “Jango”, de Sílvio Tendler.

“Jango” é da mesma época de “Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho, que considero um dos maiores filmes do cinema brasileiro. “Jango” fala da luta política sob a perspectiva da elite. “Cabra Marcado”, sob a perspectiva do povo.

Tem “O Mundo em que Getúlio Viveu”, de Jorge Ileli; “Revolução de 30”, de Sylvio Back; “Getúlio Vargas”, de Ana Carolina; “O Evangelho Segundo Teotônio”, de Vladimir Carvalho”. Tem “Os Anos JK”, de Sílvio Tendler, realizado antes de “Jango”. E “Muda Brasil”, de Oswaldo Caldeira.

Tem o excepcional “Entreatos”, de João Moreira Salles, sobre a campanha que levou Lula à presidência em 2002.

OK, não há nada sobre o impeachment de Collor, como lembra a cineasta. Mas tem muita coisa que vimos no cinema quando o assunto é documentário sobre política.

Sei que Petra Costa é muito jovem. Apenas 33 anos. Mas espero que ela conheça esses filmes. Seriam bons parâmetros para quem quer fazer um documentário sobre política.

Na entrevista à Veja, Petra Costa diz que nunca viu a sociedade brasileira tão polarizada.