Alec Baldwin dispara arma cenográfica e mata diretora de fotografia em gravação de “Rust”

Halyna Hutchins, de 42 anos, não resistiu aos ferimentos causados pelo disparo feito pela arma usada por Alec Baldwin.

Alec Baldwin no set do filme “Rust” – Foto: Alec Baldwin/Instagram

Uma arma cenográfica disparada pelo ator Alec Baldwin matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, e o diretor Joel Souza, de 48 anos, durante as gravações do filme “Rust”, no Novo México, nos Estados Unidos, na noite da quinta-feira (21). Em 1993, uma situação semelhante matou o ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, durante as gravações do filme “O Corvo”.

Conforme informações do g1, Halyna chegou a ser levada de helicóptero ao hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos. Joel foi levado ao centro médico Regional Christus St. Vincent com um ferimento no ombro e já teria recebido alta. 

O jornal local “Santa Fe New Mexican” disse que Alec Baldwin foi visto “perturbado e em lágrimas” enquanto falava ao telefone do lado de fora da delegacia, após ser ouvido. Até as 8h desta sexta-feira (22), a produção do ator ainda não havia se pronunciado sobre o caso.

O acidente no set aconteceu durante uma cena, mas a polícia está investigando se foi em um ensaio ou na gravação. A produção do filme foi paralisada e testemunhas estão sendo interrogadas. 

“Todas as pessoas do elenco e da produção do filme ficaram completamente devastadas pela tragédia de hoje, e nós mandamos nossas profundas condolências para a família de Halyna. A produção foi suspensa por tempo indeterminado e estamos cooperando com a investigação da polícia de Santa Fe”, disse a produção do longa em uma nota. 

Quem era Halyna Hutchins

Halyna Hutchins
Halyna Hutchins era jornalista e diretora de fotografia – Imagem: Halyna Hutchins/Acervo pessoal

Nascida na Ucrânia, Halyna Hutchins cresceu em uma base militar soviética no Círculo Polar Ártico e estudou jornalismo na Universidade Nacional de Kiev e cinema em Los Angeles, nos EUA. Desde 2012, participou de filmes, curtas e produções para televisão desde 2012.

Como diretora de fotografia, ela trabalhou em longas como “Archenemy”, de 2020, “Blindfire”, também de 2020, e “The Mad Hatter”, deste ano. 

Filme “Rust” é produzido por Alec Baldwin

Produção do filme Rust com Alec Baldwin
Elenco e equipe de “Rust”. Alec está ao centro, com chapéu na mão e, entre ele e a atriz de vestido rosa está a diretora de fotografia Halyna Hutchins

“Rust” é um filme de velho oeste estrelado e produzido por Alec Baldwin. No elenco, também estão Jensen Ackles (conhecido por “Supernatural”) e Travis Fimmel (da série “Vikings”). 

A história se passa no Kansas, em 1880. Baldwin interpreta Harland Rust, um fora da lei que é avô de um menino de 13 anos que foi condenado por um assassinato acidental.

Tragédia em “O Corvo”

Brandon Lee O Corvo
Brandon Lee morreu em 1993 durante filmagens de O Corvo

Em março de 1993, uma tragédia semelhante matou o ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, durante as filmagens de “O Corvo”. 

No longa, Lee interpretou o personagem Eric Draven, que foi morto na noite antes do Halloween e depois voltou do mundo dos mortos guiados por um corvo. 

Antes da cena fatal, a arma precisou ser carregada com munição de verdade para a filmagem de um take que precisava de mais realismo. 

Uma das munições ficou presa no cano do revólver e não foi percebida pela produção, mesmo após a limpeza da arma.

Na cena seguinte, a arma foi carregada com munição de festim, que tem mais pólvora para fazer mais barulho.

Brandon Lee entrou no set de filmagem segurando um falso saco de supermercado com uma bolsa de sangue artificial. O personagem Funboy, interpretado por Michael Massee, disparou o revólver e a pólvora do festim fez com que o projétil preso no cano fosse liberado, perfurando o abdômem de Bruce Lee