icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Comédia abre o ‘Cine Estação França’ nesta quinta na Capital

Sessões são gratuitas e começam sempre às 19h, no auditório da Estação. Será exibido nesta quinta-feira (10) o filme Casadas, Mas Nem Tanto (Mariées mais pas trop). 

Publicado em 10/02/2011 às 9:00

Marina Magalhães
Do Jornal da Paraíba

As cores do cinema francês – que tanto sucesso fizeram na trilogia A liberdade é azul (1993), A igualdade é banca (1993) e A fraternidade é vermelha (1994), do diretor polonês Krzystof Kieslowski – voltam à programação de cinema de João Pessoa. Desta vez, elas pintam a cena em comédias, gênero predominante nos filmes escolhidos para o projeto ‘Cine Estação França’ deste ano, promovido todas as segundas quintas-feiras de cada mês pela Aliança Francesa na Estação Cabo Branco, no Altiplano.

Quem abre a série de rendez-vous (encontros) entre o público e a arte, desta quinta-feira (10) até novembro, é o filme Casadas, Mas Nem Tanto (Mariées mais pas trop), lançado em 2003, sob direção de Catherine Corsini. As sessões são gratuitas e começam sempre às 19h, no auditório da Estação.

Veja outras opções de lazer.

Saiba a programação dos cinemas de JP e CG.

O filme conta uma história bem conhecida entre as moçoilas de 20 anos que estão prontas para o amor, mas, vez por outra, terminam se envolvendo com o homem errado. No meio de tanta ansiedade, a francesa Laurence (Emilie Dequenne) – que faz parte desse time – perde a mãe e contrata um detetive para encontrar a sua avó Renée (Jane Birkin), para quem os homens são entendidos de forma aparentemente simples: como meros instrumentos para manter seu luxuoso padrão de vida.

Inspirada pela sua avó, a jovem agora inicia a saga em busca de um marido rico, mas logo depois de consegui-lo entra no dilema de como se desfazer dele. Com um enredo que trabalha a comédia em cima de situações absurdas vividas pela avó e pela neta em 105 de trama, Casadas, Mas Nem Tanto é um dos exemplos de produção cinematográfica de um gênero em ascensão na França.

“A comédia é o gênero que mais está crescendo em nossa produção. Aliás, dramas e comédias são as duas vertentes mais representativas do cinema francês hoje, o maior sucesso fílmico do cinema na França foi com uma comédia. O público gosta disso e é uma coisa fácil de exportar”, explica o diretor da Aliança Francesa Mikael de La Fuente.

Assim como o filme de Catherine Corsini - que traz 15 obras no currículo, sendo uma delas, La répétition, incluída no Festival de Cannes de 2001 - as outras nove produções programadas para os próximos meses no ‘Cine Estação França’ são obras inéditas. As comédias e dramas foram escolhidas por estarem fora do tradicional circuito paraibano.

“São todos filmes exclusivos em relação ao circuito comercial de João Pessoa, nunca foram exibidos na cidade nem podem se encontrados no mercado dos camelôs”, destaca Mikael de La Fuente. “Queremos que o ciclo de filmes deste ano fique entre as lágrimas e os risos. O humor vai além de qualquer fronteira”.

Serviços

Cine Estação França. Na Estação Cabo Branco (av. João Cirillo da Silva, s/n, Altiplano, João Pessoa), nesta quinta-feira, às 19h. Gratuito.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp