icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Concerto aconchegante

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba abre a temporada 2013 de concertos com apresentação gratuita nesta quinta-feira (14).

Publicado em 14/03/2013 às 6:00


“Adaptação” é o mote da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), que abre a temporada 2013 de concertos com apresentação gratuita no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa, nesta quinta-feira, às 20h.

“Estamos ensaiando na Sala 45, a antiga sala da orquestra jovem no final dos anos 80 para os anos 90”, situa o maestro-titular Luiz Carlos Durier, em virtude das reformas do Cine-Teatro Bangüe, no mesmo Espaço Cultural. “Não é o melhor espaço acusticamente falando, mas a gente se adapta”, revela.

Outro ajuste será a acomodação dos 82 integrantes no Teatro de Arena, que, segundo o regente, tornará o lugar “mais aconchegante”: além do palco, os músicos também ocuparão a primeira fileira da plateia e o corredor. “O teatro também tem placas acústicas para favorecer a execução”.

O número de membros da OSJPB aumentou em 21 músicos em relação ao ano passado. “Todos os anos a orquestra promove uma audição, seja com os integrantes ou os que almejam ocupar um lugar”, explica, afirmando que o objetivo de fazer uma avaliação é incentivar o músico ao estudo, crescer na aptidão do instrumento e valorizar o lugar que conquistou pelo talento.

ALEGRE E DANÇANTE
O programa de estreia é composto por música original de cinema, uma suíte com solos de trompete e trombone, com participação dos solistas Gilmar Cavalcante e Marlon Barros, uma sinfonia clássica e um tango.

A abertura fica por conta da trilha sonora original composta por Elmer Bernstein para o clássico cinematográfico dirigido por Cecil B. DeMille, Os Dez Mandamentos (1956), onde serão executados o tema de Moisés e Nefertiti, a marcha dos judeus e abertura das águas do Mar Vermelho. “Como estamos na Quaresma, a escolha foi bem oportuna. Eu me lembro quando era criança, quando assistia esses filmes bíblicos nessa época”.

Os solistas convidados apresentarão a ‘Suíte Monette para trompete, trombone e orquestra’, do maestro Duda, que faz uma homenagem ao luthier e construtor de trompetes David Monette.

Em seguida, a orquestra apresentará uma peça de Mozart em que o “público sairá feliz”, de acordo com Durier. Assim como a mocidade dos componentes da sinfônica paraibana, ‘Sinfonia n. 23 em Ré Maior’ foi composta quando o austríaco tinha 16 anos.

Encerrando o concerto, a OSJPB tocará uma peça inédita na América Latina, intitulada ‘Tuscaloosa Tango’, composta pelo estadunidense Daniel Léo Simpson em 2009. “É uma composição mais alegre, dançante e vibrante”, define o maestro Durier.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp