CULTURA
Coremas sedia primeiro festival de cinema e arte do Sertão paraibano
Evento contará com sessões de filmes, apresentações de bandas musicais, além de oficinas de atuação e de linguagem audiovisual.
Publicado em 22/03/2011 às 17:37
Da Redação
Com Assessoria UFPB
O 1º Curta Coremas vai mobilizar o Sertão da Paraíba de 8 a 10 de abril. O evento tem o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) e da Coordenação de Extensão Cultural (Coex). Serão apresentadas sessões de filmes e bandas musicais que apresentarão ao público o som de fusão de ritmos e experimentações que se desenvolvem na região.
O Curta Coremas vai dar espaço para as oficinas de atuação e de linguagem audiovisual, com a atriz Marcélia Cartaxo e a professora Virgínia Gualberto, respectivamente, e as apresentações das bandas “Pulso” de Coremas e “Nação Nativa” de Patos.
Também fazem parte da programação o lançamento de dois filmes de ex-alunos do Projeto ViAção Paraíba, patrocinado por Sebrae, UFPB/Prac/Coex e Prefeitura Municipal de Coremas, ministrado em 2008, pelo cineasta paraibano Torquato Joel que estará presente no evento. Ainda serão exibidos os curtas “Travessia”, de Kennel Rógis, e “A Caixa D’água do Sertão”, de Diasis Pires, cineastas de Coremas, curtas produzidos através do programa Mais Cultura, do Governo Federal.
O evento tem como objetivos disseminar a produção cultural paraibana e apresentar à população coremense um evento inédito, a fim de impulsionar a produção artístico-cultural da cidade, além de atrair o turismo e aquecer a economia local, tornando o festival como parte da rota de turismo da Paraíba. Apresentar, também, as produções cinematográficas da Paraíba, reunir agentes culturais e grupos artísticos, propiciando a realização de fóruns e discussões sobre cultura e arte, instigar a produção artística e cultural dos coremenses e impulsionar o turismo local.
O Curta Coremas contará com a participação de jovens realizadores de várias outras cidades de todas as regiões do Estado, oriundos do ViAção Paraíba. Já estão confirmadas as presenças de realizadores de cidades como São Bento, Cuité, Congo, Monteiro, Dona Inês, Serra Branca, Nazarezinho e Patos.
O festival vai promover exibições de curtas na escola estadual Nobel Vita no dia 8 de abril, com a entrega de certificados do ViAção Paraíba e Grão de Prata, e apresentação do grupo de capoeira Badauê. Em seguida, apresentação e exibição dos curtas metragens paraibanos na Praça Felix Rodrigues e encerramento com show da Banda Pulso.
Serão realizadas também no dia 9 de abril, duas oficinas: de Atuação – com a atriz e diretora Marcélia Cartaxo, e a de Linguagem Audiovisual – com a doutora em Letras e Bacharel em Comunicação Social, Virgínia Gualberto. Ambas oferecem 30 vagas e serão realizadas na Prefeitura de Coremas, nas salas 1 e 2.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e/ou pelos telefones (83) 3433-1359 e (83) 9638-0910.
Comentários