CULTURA
Cuidados depois do tratamento químico
Paciente deve evitar sol e usar filtro solar com FPS 30 ou maior.
Publicado em 12/02/2012 às 11:00
Os tratamentos químicos ou a laser são contraindicados às gestantes. Para as futuras mães, recomenda-se apenas um leve peeling mecânico. “Já as pessoas de fototipo mais alto devem ter atenção redobrada com o tipo de ácido ou laser, porque elas já possuem maior acúmulo de melanina e a reação inflamatória da recuperação pode pigmentar a pele um pouco mais, ocasionando outras manchas”, disse a fisioterapeuta Maira Ramalho.
A fisioterapeuta ressalta que na maioria dos peelings o paciente deve evitar sol e, mesmo sem exposição, fazer uso de um filtro solar com FPS 30 ou maior, de acordo com seu tipo de pele, que deve ser reaplicado a cada três horas. “Se a pele ficar muito inflamada ou ressecada pode ser utilizado um hidratante específico, para evitar a sensação de ardor e repuxamento. Nos casos de um tratamento mais profundo, o procedimento deve ser realizado por um médico dermatologista”, disse.
Para evitar as manchas no próximo verão, é importante manter o uso de filtro solar e evitar cosméticos que sensibilizem a pele.
“Os horários em que o sol é menos prejudicial é das 7h às 10h e após as 16h. Além disso, uma boa alimentação protege a pele”, recomenda a fisioterapeuta.
Comentários