icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Dia dos Pais em Hollywood

Publicado em 12/08/2012 às 8:00


Dia dos Pais. No universo pop da meca hollywoodiana, fica impossível eleger os mais significativos filmes que girem em torno da figura paterna. Se for para destrinchar entre os gêneros, a comédia ganharia em disparado pelo grande número que o nome 'pai' é ostentado nos títulos dos cartazes nas salas de cinema.

Nas salas de cinema paraibanas, o público poderá conferir a comédia O Que Esperar Quando Você Está Esperando (2012), que mostra a vida de quatro casais que estão se preparando para a chegada do primeiro filho, mesmo quando os homens não estão preparados para despertar o lado paterno. Entre os casais, o ator brasileiro Rodrigo Santoro faz par com a ‘futura mamãe’ Jennifer Lopez (A Sogra).

Entre os filmes cômicos, Adan Sandler vive O Paizão (1999), um sujeito irresponsável que passa a tomar conta do filho de um amigo que saiu em viagem. Em Treinando o Papai (2007), o brucutu ex-The Rock Dwayne Johnson é um solteiro convicto, que gosta de usufruir da fama e da riqueza de jogador do futebol americano até que conhece sua filha de 7 anos, resultado de um último encontro com sua ex-esposa.

Já o californiano Ted Danson, além de ser um dos três pais de Três Solteirões e um Bebê (1987), ainda arranja um teste de paternidade em Feita por Encomenda (1993) e arranja tempo para cuidar do então fenômeno mirim Macaulay Culkin (Esqueceram de Mim) no Acertando as Contas com Papai (1994). Mas o ator já ficou no papel de filho no drama Meu Pai, Uma Lição de Vida (1989), quando sua agitada vida de executivo muda ao descobrir que o pai (o veterano e oscarizado Jack Lemmon) está à beira da morte.

Para ficar mais tempo com os filhos, até um ator que recebeu o Oscar por Gênio Indomável (1997) como Robin Williams adere à onda do crossdressing se travestindo de uma velha senhora em Uma Babá Quase Perfeita (1993).

Figura tarimbada na comédia, Steve Martin já experimentou os ciúmes de ser O Pai da Noiva (1993) na refilmagem do longa homônimo de 1950, estrelado por Spencer Tracy e Elizabeth Taylor.

PAI DE LÁGRIMAS
Hollywood também carrega nas cores dramáticas quando os pais protagonizam suas produções.

Até em animações como O Rei Leão (1994) emociona o público – inclusive o Arnold ‘Terminator’ Schwarzenegger chegou a confessar que chorou – em sequências como a morte do rei Mufasa no estouro de gnus, deixando o filhote Simba órfão de pai.

Outra animação que destaca o lado paterno é Procurando Nemo (2003), onde um simpático e superprotetor peixe-palhaço parte para uma verdadeira odisseia pelos mares pelo seu filho desaparecido.

Na ficção científica, o pai mais conhecido de todo o universo é o vilão jedi Darth Vader/Anakin Skywalker. A cena emblemática da franquia Star Wars reside na película de O Império Contra-Ataca (1980), quando revela a paternidade para o jovem Luke depois de decepar uma das mãos do filho no embate de sabres de luz.

No drama pós-apocalíptico A Estrada (2009), o pai na figura de Viggo Mortensen é o responsável pela sobrevivência do filho em um mundo violento dominado por canibais.

Tim Burton deixou o tom gótico e sombrio de suas produções para homenagear os pais com a realidade fantástica de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003).

Como exemplos de adaptações de fatos reais, longas como À Procura da Felicidade (2007), com Will Smith e seu filho também na vida real, Jaden; Daniel Day-Lewis tentando limpar o nome de seu genitor no Em Nome do Pai (1994); e Sean Penn encarando um pai que tem uma deficiência mental que o torna incapaz de cuidar da filhinha em Uma Lição de Amor (2002).

Enveredando pelo ‘cult’, A Árvore da Vida (2011), com Brad Pitt, mostra o viés mais complexo de ser pai.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp