icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Documentário 'falso' é gravado em CG

Alunos do curso de Arte e Mídia da UFCG produzem curta de ficção que está sendo gravado no Cine São José em Campina Grande.

Publicado em 16/11/2011 às 6:30


Em Campina Grande, está sendo gravado o primeiro 'mockumentário' do gênero found footage da Paraíba. O curta Bota-Abaixo é dirigido pelo estudante Altiéres Estevam e surge na cena cinematográfica estadual depois de O Quinto Beatle, produção 'mocku' apresentado ao público do Comunicurtas este ano.

A história tem como pano de fundo um mistério que envolve o real Cine São José. Uma dupla de repórteres, Thaíse Carvalho e Felipe Lavorato, investigam fatos sobrenaturais no antigo cinema, quando uma força no prédio mata pessoas. Durante a cobertura da investigação no local, eles veem um policial saindo ferido do cinema e então resolvem entrar para fazer imagens.

Segundo o diretor, como item do gênero (veja box ao lado), os personagem que protagonizam o curta de ficção usam os próprios nomes. Além disso, eles desaparecem durante as gravações. A câmera e seu conteúdo são encontrados cerca de um mês depois e chegam ao público.

A produção é fruto de uma disciplina do curso de Arte e Mídia da UFCG e que teve como motivação as reformas urbanas da cidade de Campina Grande, ocorridas nas décadas de 1930 e 40. O Cine São José é uma mostra do estilo arquitetônico francês art decó. Ele foi levado da Europa para a cidade por meio do prefeito Vergniaud Wanderley, que queria tornar a cidade mais moderna e ‘visualmente apresentável para impressionar os turistas.

A produção deve estar pronta até 1° de dezembro, quando será exibida na UFCG para registro público.

PELO CINE PB
A escolha do Cine São José também reforça o Movimento Pelo Cinema Paraibano, que luta por melhores condições para financiamento do audiovisual local, assim como pela criação de novos e melhores espaços para exibição das produções daqui.

Os atores trabalham de forma voluntária no 'mockumentário', que utiliza equipamento emprestado e custou aproximadamente R$ 500, adquirido via patrocínios para alimentação da equipe durante os dias de gravação, confecção de figurinos e outros elementos cênicos e dramáticos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp