CULTURA
Encontro de duas artes
Mostras do Sesc que ocorrem na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira unem cinema e dança neste sábado (18).
Publicado em 19/07/2014 às 6:00
O cinema tem ligações mais estreitas com o teatro: foi dele que importou a dramaturgia e a interpretação. É de outra arte cênica, a dança, porém, que ele vai se beneficiar hoje, em João Pessoa. Cinema e dança são as duas artes que se encontram nas mostras do Sesc que ocorrem a partir das 18h na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira.
A programação (saiba mais no box) da Mostra Sesc PB de Cinema e da Mostra Sesc de Dança começou ontem e segue até amanhã, sempre com atrações gratuitas. As atividades começam com a exibição de curtas-metragens da produção audiovisual paraibana recente. São três os filmes de hoje: Leprosário (2012), de Luís Barbosa; Olívia (2014), de Daniel Rosas; e A Poeira dos Pequenos Segredos (2012), de Bertrand Lyra.
Leprosário foi filmado em Bayeux (na região metropolitana de João Pessoa, a 7 quilômetros da capital) e participou no ano passado da 1ª edição da Mostra de Cinema da Cidade.
Participou também do Festival Internacional de Cinema de Curitiba (no Paraná). Olívia é uma ficção escrita e dirigida por Daniel Rosas com os atores Conceição Myllena e Weverton Diniz. Também uma ficção, a primeira do diretor Bertrand Lyra (O Diário de Márcia), A Poeira dos Pequenos Segredos tem no elenco os atores Nanego Lira e Veronica Sousa e acabou de integrar a programação do 14ª Festival de Artes de Areia.
Durante a exibição dos curtas, os companhias de dança se aquecem para entrar em cena a partir das 19h. O primeiro grupo a se apresentar é o Ballet Jovem da Paraíba com o espetáculo Entre Nós.Sobre Nós, coreografado por Denilce Regina e Rodolfo Pereira sob a direção de Itamira Barbosa. Em seguida, é a vez de Adélia Gomes executar o solo Afro É Belo.
Vários grupos populares de dança aparecem na sequência, explorando estilos variados da dança de rua: dirigida por Márcio Tchan, a Cia. D'Kebrada marca o passo de Favela, o Ritmo que Vem dela. Rêmulo Amorim dirige a Cia. The Prodigious em O Primeiro Passo. A Cia. Set tem à frente Thiago Kennedy com Minha Vida é Swingueira e, por fim, a Cia. Harmonia do Swing fecha a agenda com De Olho na Rua, de Abimael Santos.
Confira a programação deste sábado:
Audiovisual
Leprosário, de Luís Barbosa
Olívia, de Daniel Rosas
A Poeira dos Pequenos Segredos, de Bertrand Lira
dança
Entre Nós. Sobre Nós, Ballet Jovem da Paraíba. Coreografia: Denilce Regina e Rodolfo Pereira
Afro é Belo. Performance de Adélia Gomes.
Favela, o Ritmo que Vem Dela, Cia D'Kebrada. Direção: Márcio Tchan
O Primeiro Passo, Cia The Prodigious. Direção: Rêmulo Amorim
Minha Vida é Swingueira, Cia SET. Direção: Thiago Kennedy
De Olho na Rua. Cia Harmonia do Swing. Direção: Abimael Santos
Comentários