icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Estreia inédita na orquestra

Orquestra Sinfônica da Paraíba se apresenta nesta  quinta-feira (5), com participação do solista Antonio Meneses.

Publicado em 05/04/2012 às 6:30


Nesta quinta-feira, a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) convida para uma noite de concerto o premiado solista Antonio Meneses. Há mais de duas décadas os acordes de seu violoncelo não acompanhava os membros da orquestra.

Sob a regência do maestro titular Alex Klein, a apresentação gratuita acontecerá no Cine-Teatro Bangüê, às 20h.

A OSPB apresentará também seu compositor regente: o renomado Liduíno Pitombeira. “O concerto desta semana deixa claro que a orquestra não tarda em unir seus esforços para voltar ao seu patamar de outrora”, afirma o regente titular, lembrando que a presença do compositor residente – função até então inédita no Brasil – ganha peso ao evento.

De acordo com Klein, o novo cargo oferece uma credibilidade na música nova, além de um direcionamento com a visão do compositor.

O maestro titular ainda aponta a importância do aval e visão internacional de Pitombeira na programação da orquestra.

Liduíno Pitombeira é professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Suas obras já foram interpretadas pelo Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, Luisianna Sinfonietta (EUA), e a Filarmônica de Poznan (Polônia). Entre as premiações que o compositor recebeu, está o Prêmio no Concurso de Composição Camargo Guarnieri.

Alex Klein informa que a estreia nacional da "Sinfonia n° 1", de autoria do compositor residente, ficou fora da programação desta quinta, prometendo que a peça em três movimentos será apresentada em outra ocasião.

No repertório da apresentação, a abertura ficará por conta da peça “Oberon”, do compositor alemão Carl Maria von Weber (1786-1826).

O solista Antonio Meneses apresentará o "Concerto para violoncelo e orquestra", do tcheco Antonín Dvorák (1841-1904), considerada uma obra importante na literatura orquestral e de violoncelo.

Meneses abre uma série de apresentações de solistas internacionais com a OSPB. Neste semestre, estão confirmadas as presenças do violista Richard Young, os violinistas Daniel Guedes e Ole Bohn, o pianista Ricardo Castro, a mezzo-soprano Adriana Clis, o maestro David Jackson e o violoncelista paraibano Raiff Dantas Barreto.

INTERATIVIDADE
Antes da apresentação haverá uma palestra informal aberta ao público no cine-teatro, às 19h. O objetivo é promover a aproximação da plateia cativa com os músicos da OSPB.

No bate-papo, o público poderá interagir com Alex Klein e Liduíno Pitombeira, que abordarão sobre a composição musical e seu impacto na cultura brasileira. A partir deste concerto, as palestras passarão a compor o evento.

Serviço
• CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA PARAÍBA. No Cine-Teatro Bangüe do Espaço Cultural (r. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa), nesta quinta-feira, às 20h. Gratuito.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp