CULTURA
Feira Literária 'Flipobre' promove debate online sobre literatura via web
Idealizado por Roberto Menezes e Diego Moraes, a filosofia do projeto é a de fomentar um debate sobre o meio e a política literária atual.
Publicado em 29/03/2015 às 8:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:04
Um bate-papo online sobre literatura. Com essa premissa, os organizadores da Feira Literária dos Pobres (Flipobre) resolveram organizar a "Roda Viva dos Pobres", evento que vai ao ar neste domingo (29), pelo canal do Youtube, a partir das 17h.
Idealizado por Roberto Menezes e Diego Moraes, a filosofia do projeto é a de fomentar um debate sobre o meio e a política literária atual. O programa segue o estilo do famoso Roda Viva, da TV Cultura, com a presença de um entrevistado e de cinco a oito entrevistadores.
Segundo o paraibano Roberto Menezes, o Roda Viva dos Pobres “é uma oportunidade para escritores pouco conhecidos no Brasil mostrar seu trabalho e sua visão sobre literatura".
Nesta primeira edição os convidados são o mineiro Bruno Bum, às 17h, e o paraibano Roberto Denser, às 18h. Nomes como Fabiano Calixto, André Ricardo Aguiar, Bruno Ribeiro e Tiago Germano fazem parte do time de entrevistadores. Entre os assuntos abordados estão a vida e obra dos autores, opiniões sobre livros e a cena atual da literatura brasileira.
Bruno Brum é o editor da coleção Leve um Livro, que distribui gratuitamente livretos de poetas contemporâneos nas ruas de Belo Horizonte. O autor já publicou os livros Mínima idéia (Sítio Editorial, 2004), Cada (Lira, 2007) e Mastodontes na sala de espera (Crisálida, 2011).
Já Roberto Denser é autor do livro A Orquestra dos Corações Solitários (2014), no qual reuniu contos sobre a solidão, inspirados nas músicas dos Beatles.
Sobre a importância do evento, Denser afirma que a sua maior contribuição para a literatura brasileira é a de “dar voz a autores que dificilmente teriam chances com eventos de grande porte”.
O programa Roda Viva dos Pobres será exibido ao vivo, sempre no último domingo de cada mês. Além do Youtube, os vídeos ficarão disponíveis na Fanpage da Flipobre.
Comentários