Cultura
30 de novembro de 2023
07:14

Teatro Municipal Severino Cabral completa 60 anos; confira galeria de fotos

Símbolo da cultural regional, Teatro Municipal Severino Cabral foi inaugurado em 1963.

Matéria por Bruna Couto

O Teatro Municipal Severino Cabral, um dos principais aparelhos culturais de Campina Grande e região, completa nesta quinta-feira (30) 60 anos de história. O lugar é marcado por avanços e um berço da cultura local.

O local foi inaugurado no dia 30 de novembro de 1963, na gestão do prefeito de mesmo nome, e até hoje funciona com apresentações, concertos, oficinas e eventos como o Festiva de Inverno de Campina Grande (FICG).

O Jornal da Paraíba reuniu alguns arquivos em fotografia que contam a história das primeiras décadas de vida do Teatro Municipal Severino Cabral (confira abaixo). As fotos são de divulgação do teatro .

Teatro Municipal Severino Cabral

O Teatro Municipal Severino Cabral foi inaugurado no dia 30 de novembro de 1963, há 60 anos. Na época, segundo registros históricos preservados pelo próprio local, o teatro surgiu após movimentações de um grupo de artistas amadores locais, que reivindicavam a construção de um espaço alternativo aos cineteatros Capitólio e Babilônia.

Hoje, o Teatro Municipal Severino Cabral possui 682 lugares, divididos em duas plateias e também em camarotes. O local conta ainda com a Galeria de Artes Irene Medeiros, dois camarins individuais, um hall e dois depósitos. Há também sala de ensaios, vestiário, copas, hall e espaço administrativo.

Cerca de 30 profissionais, divididos em equipes como limpeza, manutenção, técnica e de eventos, mantém diretamente o teatro em pleno funcionamento. Outros cerca de 50 parceiros, como músicos e professores também auxiliam nas atividades desenvolvidas no espaço.