CULTURA
'Grande Kilapy' encerra festival
Longa terá avant prèmiere na capital paraibana nesta quinta-feira (19) no encerramento do 8º Fest Aruanda.
Publicado em 19/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 11/05/2023 às 15:29
Em 2010, o ator Lázaro Ramos se encontrava no ‘finado’ Aeroclube da Paraíba, em João Pessoa, focado pela câmera do realizador angolano Zezé Gamboa. O local estava ‘travestido’ de um aeroporto de Portugal, com direito a ostentar uma bandeira lusitana, para rodar uma sequência da ficção O Grande Kilapy.
O longa finalmente terá sua avant prèmiere na capital paraibana nesta quinta-feira, às 20h45 (para convidados) e às 22h30 (aberta ao público), no encerramento do 8º Fest Aruanda, na Sala 3 do CinEspaço (MAG Shopping).
Além de filmar em outros cantos de João Pessoa, a produção também teve locações em Portugal e Angola.
Em 2009, quando veio prestigiar o 4º Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport), Zezé Gamboa se encantou com a Paraíba, principalmente pela semelhança geográfica e arquitetônica com a Luanda colonial, terra do protagonista.
O elenco de O Grande Kilapy conta com atores de vários países lusófonos, como (o paraibano) Buda Lira, Adriana Rabello, Maria Ceiça e Antônio Pitanga do lado do Brasil.
Na língua angolana kimbundu, Kilapy significa “golpe”, “pedir emprestado sem pagar”. É a síntese de Joãozinho (Ramos, que será homenageado com o troféu Aruanda pelo conjunto da obra), um galanteador bon vivant dos anos 1960 que ‘roubava dos ricos para dar aos pobres’. Sua saga passa pelo momento chave de Portugal: a Revolução dos Cravos.
PANORAMA FICCIONAL
O último dia do Fest Aruanda 2013 começa às 9h30, na Sala Ponta do Seixas de Hotel Nord Blue Sunset, no Altiplano, em João Pessoa, com o 4º debate com diretores sobre curtas e longas exibidos no evento.
Em seguida será apresentado o seminário ‘Produção Audiovisual Nordestina: Por que e para quem fazemos filmes?’ com os realizadores Renata Pinheiro (de Amor, Plástico e Barulho), Rosemberg Cariry (Os Pobres Diabos), Torquato Joel (Transmutação) e Tibico Brasil (BNB-CE).
Na Sala 1 do CinEspaço haverá a reapresentação do longa de ficção pernambucano sobre o universo brega Amor, Plástico e Barulho, às 10h. Já às 15h, no mesmo local, será projetada a sessão ‘Histórias Imaginadas - Panorama da Nova Ficção Paraibana em Curta’, onde serão exibidos produções como O Matador de Ratos, de Arthur Lins, Catástrofe, de Gian Orsini e O Vendedor de Coisas, de Deleon Souto, dentre outras.
Comentários