CULTURA
Igrejas de Minas Gerais e Paraíba são tema de exposição
Fotografias dão destaque às marcas históricas deixadas por uma arquitetura secular colocada a serviço da espiritualidade.
Publicado em 28/01/2015 às 10:04 | Atualizado em 27/02/2024 às 17:53
Até o dia 15 de fevereiro, o Centro Cultural São Francisco não abriga mais somente uma igreja, três capelas e um claustro: serão muitas igrejas em uma só. Igrejas em Detalhes, exposição fotográfica de Cleber Lima, está em cartaz mostrando 26 imagens de templos não apenas da Paraíba, mas também de Minas Gerais.
Em dimensões pequenas, de 33 centímetros por cinquenta centímetros e sessenta centímetros por um metro, as fotografias dão destaque às marcas históricas deixadas por uma arquitetura secular colocada a serviço da espiritualidade.
"A imagem das igrejas nos interpela e põe em questão a nossa história, a nossa fé e a subjetividade que nos mantém vivos", descreve Lima, no texto de apresentação da mostra. Mestrando em artes cênicas e especialista em arte, o fotógrafo visitou as igrejas das cidades de João Pessoa e de Ouro Preto e Mariana (no interior de Minas Gerais, onde está situado um complexo de igrejas que datam da época do barroco e do rococó no Brasil, em meados do século 18).
A curadoria é de Rose Mary Catão, que é mestre em biblioteconomia, especialista em cultura afro-brasileira, e professora de artes plásticas com experiência na técnica de xilogravura.
Comentários