CULTURA
João Pessoa recebe show da cantora Céu nesta quinta-feira
Cantora volta à Paraíba para apresentar as músicas do seu novo CD de trabalho. Show acontece no Teatro Paulo Pontes, às 21h.
Publicado em 24/09/2009 às 8:03
André Cananéa
Do Jornal da Paraíba
No final de 2005, a cantora Céu estreou em CD com o homônimo Céu, da Urban Jungle/Ambulante Discos. Em 2007, o álbum passou a ser distribuído pela Warner para a América Latina. As músicas “Lenda” e “Malemolência” emplacaram em novelas da Globo e até no seriado americano Californication.
Foram mais de três anos badalando dentro e fora do país para que a cantora encontrasse seu público paraibano, em abril do ano passado, num dos pontos altos do 13º Fenart. “Não imaginava que ia ter tanta gente. Fiquei super feliz”, disse a cantora ao JORNAL DA PARAÍBA.
Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural
Não demorou tanto para Céu voltar a João Pessoa, com disco e show totalmente novos. Com patrocínio da Natura (através do projeto ‘Natura Musical’, que tem feito muita coisa boa, como o CD Afrossambajazz), a turnê do disco Vagarosa (Urban Jungle/Universal Music) passa pelo teatro Paulo Pontes nesta quinta-feira, às 21h. No palco, a bela Maria do Céu lembra canções marcantes do primeiro CD e mostra, ao vivo, as músicas do novo trabalho, lançado no mês passado.
Céu, que já está na cidade desde segunda-feira, vem com uma banda afiadíssima – praticamente a mesma que veio ao Fenart, com uma percussão mais enxuta. Lucas Martins (baixo), Guilherme Ribeiro (teclado, guitarra e sanfona), Bruno Buarque (bateria) e DJ Marcos (samplers, sopros e ruídos) sustentam as bases do novo trabalho.
Vagarosa é um álbum tranquilo e despretensioso, cunhado com bases mais orgânicas que seu antecessor e bastante envolventes. É o caso de “Cangote”, “Comadi”, “Bubuia” e a ótima “Cordão da insônia”, um reggae maneiro e grudento.
O disco traz participações especialíssimas, como Luiz Melodia em “Vira-lata”, e uma versão muito caprichada para “Rosa menina rosa”, de Jorge Ben Jor, em que Céu aparece muito bem acompanhada pelos Los Sebosos Postizos (formado por integrantes das bandas Nação Zumbi e Mundo Livre s/a).
Em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA de 23 de agosto, a cantora comentou que Vagarosa reflete a necessidade dela ser um pouco mais tranquila em uma época tão agitada. “Um pouquinho de ‘leseira’ não faz mal nenhum”, declarou. “O Dorival (Caymmi) era o cara. Ele é que estava certo!”.
Vagarosa mostra que Céu progride em uma carreira pop brasileira e moderna, sem apelar para lugares-comuns para exportação. As canções, palatáveis e consistentes, mostram que Céu é uma das melhores revelações entre as novatas da MPB.
Para o show desta noite, Céu também promete uma versão para “Two to tango”, de Ray Charles (é bastante popular a versão dele com Aretha Franklin). “Todo show tem sempre que ter uma versão, né? É bacana”, comenta. Na interpretação de Céu, “Two to tango” ganhou uma deliciosa versão reggaeira. No Youtube, é possível ver a cantora entoando a canção.
Comentários