CULTURA
Juteca está abandonada
Enquanto esperam por ações do poder público, para recuperação do Teatro do bairro, grupo teatral de Cruz das Armas se apresenta na rua.
Publicado em 28/04/2012 às 6:30
Foi nos anos 1960 que nasceu o movimento teatral no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Participaram diretores como Geraldo Jorge e Ednaldo do Egypto, nascidos naquele local.
Naquela época, também nascia a Juventude Teatral de Cruz das Armas (Juteca), grupo que tinha 40 integrantes e funcionava no espaço próprio.
Atualmente, o Teatro da Juteca está abandonado pelos órgãos responsáveis pela sua preservação. "É o primeiro teatro de bairro de João Pessoa, provavelmente o primeiro da Paraíba", informa Edmílson Soares, coordenador da Nova Juteca, grupo formado por nove integrantes, entre diretores, figurinistas, cenógrafos e circenses.
De acordo com Soares, o teatro está há mais de duas décadas neste estado. O grupo não tem espaço para ensaios e muito menos apresentações. "Existe um projeto já pronto na Secretaria de Planejamento (Seplan), esperando a assinatura do prefeito no papel", informa Soares.
Enquanto isso, a Nova Juteca faz seu protesto sempre às 17h, nos dias 27 de cada mês, por homenagem ao Dia Nacional do Teatro, comemorado no mês passado. O grupo se apresenta na frente do teatro abandonado para a comunidade, como O Rico Avarento, clássico do dramaturgo Ariano Suassuna. "As pessoas ficam sentadas na rua para ver os espetáculos", afirma.
Soares almeja que a reforma do prédio beneficiará principalmente os alunos de escolas periféricas. "Não temos espaço nem para promover nossas oficinas de pintura, dança e teatro."
Comentários