CULTURA
Livro reúne ensaios sobre cinema, literatura e TV
Livro do professor de Comunicação Social da UFPB, Luiz Mousinho, lança um olhar acadêmico para produções literárias e audiovisuais.
Publicado em 13/05/2012 às 6:30
Com previsão para ser lançado no final do mês, o livro A Sombra que me Move (Editora Ideia), do professor de Comunicação Social Luiz Antonio Mousinho, traz ensaios sobre cinema, literatura e televisão.
Programas de TV consagrados, como Cidade dos Homens e Cena Aberta, filmes recentes como O Jardineiro Fiel e Plano Perfeito, além de discussões em torno de clássicos da literatura, como Clarice Lispector e Euclides da Cunha estão entre os temas abordados no livro.
Os textos para a obra, conta Mousinho, foram sendo selecionados e lapidados ao longo dos anos, inclusive dentro da sala de aula. “Essas leituras de programas de TV e filmes começaram a se esboçar na disciplina ‘Comunicação e Realidade Brasileira’ e depois em ‘Crítica Cinematográfica’, do curso de Comunicação da UFPB. Quanto à escrita propriamente dita, boa parte do livro é resultado de pesquisas nos últimos quatro anos”, explica o autor.
O interesse em lidar com um tema tão presente no nosso dia a dia, não poderia ter nascido de outra forma: “Parte de interesse pessoal, de fascínio, de curiosidade por entender os fenômenos que estão aí, na vida, nas construções artísticas que procuram lançar um olhar sobre a vida”, conta Mousinho.
No caso desse livro, voltado ao meio acadêmico – embora não tenha intenção de impor limites à discussão – a teoria está sempre presente para nortear as análises. Não é um obstáculo, no entanto, para quem se interessa minimamente sobre os temas. "Sim, se dirige sobretudo a quem circula ou circulou em universidades, mas não só pesquisadores. A disponibilização posterior do livro online dá mais sentido a esse tipo de produção, que se dirige mais ao acadêmico, mas o ultrapassa", garante o professor.
Esse é o segundo livro de Mousinho e, embora não tenha sequer sido lançado ainda, já deixa no ar a necessidade de continuidade, seguindo uma linha similar. O autor confessa que já está preparando um novo trabalho. "Agora inicio uma nova pesquisa junto ao CNPq, que resultará num novo livro, dessa vez sobre recepção de cinema e TV, de olho na crítica jornalística e nas reações do espectador comum frente aos audiovisuais", afirmou.
Comentários