icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mais dois filmes indicados ao Oscar estreiam nos cinemas paraibanos

Com um pé na realidade, 'Trumbo' e 'Spotlight' chegam às vésperas da cerimônia do Oscar 2016.  

Publicado em 28/01/2016 às 9:27

Assim como o poder da imaginação dos roteiristas, a inspiradora realidade sempre alimentou a Meca hollywoodiana. Às vésperas da badalada cerimônia do Oscar, estreiam na Paraíba dois longas-metragens que concorrem à cobiçada estatueta dourada como uma 'janela' de frente para a dureza do mundo real.

Na época pós-Segunda Guerra Mundial, o comunismo era visto como uma ameaça iminente sobre as cabeças dos norte-americanos. O Congresso achava que os agentes inimigos mais perigosos se encontravam em Hollywood.

Esse é o ponto de partida de Trumbo: Lista Negra (Trumbo, EUA, 2015), que estreia nesta quinta-feira, em João Pessoa. O roteirista Dalton Trumbo (vivido por Bryan Cranston, protagonista da série Breaking Bad) se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas e acabou preso e proibido de trabalhar. “Qual é a sua posição sobre a lista negra?”, perguntaram a ele. “Dentro dela!” foi a resposta.

Usando pseudônimo, Trumbo chegou a ganhar o Oscar na categoria por duas vezes – em A Princesa e o Plebeu (1953) e Arenas Sangrentas (1956).

No mundo real, Bryan Cranston, indicado como Melhor Ator, 'corre por fora' na queda de braço promovida entre Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa) e Leonardo DiCaprio (O Regresso).

Jogando a luz num tema mais recente, que envolve o escândalo de pedofilia na Igreja católica, também entra em cartaz na capital paraibana Spotlight - Segredos Revelados (Spotlight, EUA, 2015).

Com seis indicações ao Oscar (incluindo Melhor Filme, Direção para Tom McCarthy e Roteiro Original), o filme acompanha uma investigação jornalística sobre os casos de abusos de crianças por padres ocultados pela Igreja no começo dos anos 2000, em Boston, EUA.

No elenco, além de Michael Keaton (que foi deixado de lado pela Academia), Mark Ruffallo (o Hulk de Os Vingadores) e Rachel McAdams (a blogueira de Intrigas de Estado) concorrem como coadjuvantes. O primeiro tem que deter o prestígio de Sylvester Stallone (Creed) e a segunda encara a veterana Kate Winslet (Steve Jobs).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp