CULTURA
Mirabeau lança livro em exposição que começa nesta sexta-feira em João Pessoa
Artista plástico comemora 37 anos de carreira com a exposição Maria das Louças, uma retrospectiva das várias faces do seu trabalho.
Publicado em 12/02/2016 às 7:34
Com um trabalho caracterizado pela união entre os estilos figurativo e abstrato, o artista plástico Mirabeau Menezes comemora 37 anos de carreira com a exposição Maria das Louças, uma retrospectiva das várias faces do seu trabalho.
Vivenciando as artes plásticas desde a década de 1980, o paraibano Mirabeau sempre foi um autodidata. Aos 13 anos, ele começou sua predileção à arte e apenas recentemente o artista descobriu que sua avó também era artista plástica: ela trabalhava com cerâmica, em Sapé, interior da Paraíba. Com essa descoberta, o artista resolveu homenageá-la com o título da exposição.
Maria da Louças terá abertura hoje, às 20h, no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. Ele aproveita a abertura da exposição para lançar o livro de mesmo título, que traz um resumo de sua carreira, retratando toda a diversidade do seu trabalho.
A exposição fica em cartaz até o próximo dia 12 de março e pode ser visitada diariamente, em horário comercial.
Sempre tentando fazer um trabalho diferenciado, Mirabeau explica que se considera um artista versátil: "Sempre busquei as mais diversas técnicas e estilos. Comecei como artesão, fui desenhista publicitário e, depois, comecei a trabalhar em tela”, afirma.
Buscando entrelaçar o resultado do seu trabalho nas mais diversas técnicas, Mirabeau criou um elo entre o figurativo e o abstrato e misturou isso com simplicidade, mas sempre fugindo do convencional.
Em suas obras é possível perceber figuras e paisagens tipicamente nordestinas, assim como o sertanejo e o pescador, partes do cotidiano e da infância do artista, assim como as cores fortes e quentes, típicas dos cenários nordestinos.
"A maior beleza de sua arte é a liberdade", setencia o médico, crítico e colecionador de arte Paulo Feitosa, no prefácio do livro.
Menezes é pessoensse e seu trabalho obteve críticas positivas por especialistas nacionais e estrangeiros. Suas obras, telas e esculturas estão presentes em países como Austrália, Portugal, Espanha, Inglaterra, expostas em museus.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Comentários