CULTURA
Mostra de Música do Sesc tem início hoje
Evento está na sua edição e já começa com desclassificação de música de Adilson Medeiros.
Publicado em 05/10/2011 às 6:30
Uma música da 2ª Mostra Sesc de Música Paraibana, que começa hoje, em João Pessoa, foi desclassificada ontem. ‘Eternos Mourões’, de Adilson Medeiros, já havia sido apresentada em outro festival, o que fere o edital da mostra. Para a organização do evento, ele alegou que "não usou de má fé e que não tinha prestado atenção no regulamento". Mas "Azulão", também de Adilson, segue concorrendo.
A desclassificação aconteceu depois que um dos compositores que ficou de fora da mostra investigou, na internet, as músicas selecionadas. A reportagem recebeu um e-mail no qual são listadas seis canções que já teriam sido divulgadas em canais como Youtube, ou mesmo gravadas em CDs. Para o candidato desclassificado, a divulgação da música em outros meios feriria o caráter de “inédito” das canções que seria exigência do edital.
A coordenação de música do Sesc garantiu que “ineditismo” não é uma exigência. E atribuiu essa confusão a uma “divulgação paralela” do evento. A assessoria do Sesc explicou que “as músicas apenas não poderiam ter sido executadas em outra mostra ou festival. A gravação de música em CD e sua divulgação na internet não inviabilizam a participação dos artistas”. As canções que já fazem parte de outros discos e coletâneas não vão integrar o CD fruto do evento.
O objetivo da Mostra Sesc de Música Paraibana é estimular a produção e composição locais. Foram inscritas 125 músicas, de mais de 60 compositores de diversos gêneros. Hoje sobem ao palco Cornélio Santana, Bona Akotirene, Henrique Ornellas e Emiliano Pordeus, cada um com duas músicas, além de Rosildo Oliveira, com uma canção. A mostra segue até sexta, na área de lazer do Sesc JP.
Comentários