icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mostra exibe série de longas-metragens 'made in' Paraíba

Projeto EstaCine exibe, gratuitamente aos sábados e domingos de junho, uma série de filmes produzidos no Estado.

Publicado em 06/06/2015 às 8:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 16:56

Nos finais de semana deste mês, o projeto EstaCine promove gratuitamente uma mostra dedicada aos diretores paraibanos (confira todos os longas-metragens abaixo). As sessões acontecem sempre às 16h, na Estação da Artes, no Altiplano, em João Pessoa.

O filme que inaugura a mostra neste sábado é Batguano, de Tavinho Teixeira, que mostra a dupla dinâmica das HQs com uma boa dose de experimentalismo e homoerotismo.

Num futuro sombrio e devastado por uma peste oriunda das fezes de morcego, um Batman maneta (interpretado por Everaldo Pontes) e um Robin que vive a base de uísque (vivido pelo próprio diretor) moram em um trailer afastado da cidade, assistindo TV e não estão nem aí para salvar o mundo.

A produção apresenta o que era defendido desde os quadrinhos psicodélicos pós-Guerra da Era de Prata e no clima camp dos anos 1960 do famoso seriado televisivo dos super-heróis: o relacionamento homossexual.

“O filme se coloca na teoria da obra aberta. O espectador faz a leitura que quiser”, explica o protagonista Everaldo Pontes (que também está no elenco do longa de amanhã da mostra, Pingo d´Água). “Eu vejo dois personagens que se apropriam dos ícones de Batman e Robin. Lidamos com esses artifícios que permanecem no imaginário do público e da nossa cultura pop”.

Everaldo atenta para a potência visual e dos diálogos fortes em Batguano, o que gera discussões muito díspares na plateia. “O filme é sobre a solidão e a incomunicabilidade dos seres humanos atualmente”.

Outra definição do ator para Batguano: “Um filme feito por amigos no quintal de sua casa”. Tanto que – mesmo com o roteiro de Tavinho fechado – o grande galpão localizado perto da BR-101 usado para as filmagens era “um mundo de possibilidades” para as cenas, que eram sempre compartilhadas e pensadas em conjunto.

Confira os outros filmes da Mostra Diretores Paraibanos

Amanhã será exibido 'Pingo d´Água'; já na próxima semana será a vez do documentário sobre Ariano Suassuna 'O Senhor do Castelo' e a ficção baseada em cordel 'O Resgate do Pavão Misterioso'; nos dias 20 e 21 haverá sessões de 'O Rebeliado' e de 'Tudo que Deus Criou', respectivamente; encerrando a mostra no último final de semana do mês, o doc. 'Uma Questão de Terra' e a ficção com José Wilker 'O Sonho de Inacim'

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp