CULTURA
Peça teatral sobre idosos será apresentada na Estação Cabo Branco, neste domingo
Espetáculo "Tempo" do grupo teatral "Tempo's" conta a história de um casal de idosos e tem como protagonistas um casal de idosos.
Publicado em 22/10/2010 às 16:45
Da Redação
Com Secom-JP
Neste domingo (24) o grupo teatral Tempo's apresenta a sua mais nova montagem, o espetáculo "Tempo", uma tragicomédia que aborda o cotidiano dos idosos. A peça será apresentada no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano, a partir das 18h. A entrada é franca.
O espetáculo é uma tragicomédia que conta a história de um casal de idosos. São duas vidas que buscam respostas diárias para seu cotidiano. No auge da maturidade o casal se vê isolado do mundo, revisitando sua condição humana. A montagem passeia entre os gêneros drama e comédia, levantando uma questão inerente sobre a vida do ser humano: a solidão.
Confira outras opções de lazer na nossa Agenda Cultural
No palco estão os atores Robert Sodré (idoso) e Luciana Oliveira (idosa). “A peça foi montada a partir de laboratórios vivenciais, procurando observar a relação do ser com seu 'tempo'. O tempo de uma realidade atual, partindo do universo daqueles que viveram tempo suficiente para questionar, avaliar e refletir sobre os truques cósmicos do tempo de Ser Humano: os idosos”, comentou Robert Sodré, que também dirige o espetáculo.
O texto da peça é baseado na obra “O Viagra”, do escritor Luís Fernando Veríssimo, nos fragmentos do texto “Eu sei que vou te amar”, do jornalista e escritor Arnaldo Jabor, e em textos de autoria dos próprios atores. Todo o material começou a ser escrito no dia 30 de outubro de 2008 e passou pela chancela de alguns teatrólogos de João Pessoa para, em seguida, se tornar a montagem que hoje se apresenta.
Todo processo de composição textual e teatral é fruto de trabalho de pesquisa do grupo nas casas de apoio a idosos de João Pessoa, a exemplo do Lar da Providência e da instituição Nosso Lar.
O grupo
Tempo’s Grupo de Teatro existe desde 1 de junho de 2008 e estreou no teatro com o espetáculo “Está Escrito”, dirigido por Elias de Lima e interpretado por Robert Sodré, que consolidou o espetáculo no Festival de Artes do Macapá (AP), onde teve críticas positivas do júri local. Em agosto de 2009, participou do Festival de Artes do Macapá (AP), representando a Paraíba. O Festival fortaleceu o núcleo de estudo do espetáculo acrescentando elementos cruciais, consolidando sua sede na Associação de Moradores de Mangabeira (Prosind), onde, desde Janeiro de 2010, vem realizando oficinas gratuitas à comunidade, debates e ensaios abertos uma vez por mês.
“O grupo vem a cada dia solidificando sua identidade cultural, com a intervenção direta da atriz Luciana Oliveira, através de métodos qualitativos e quantitativos do teatro de laboratório. Também tem se destacado com suas performances os participantes: Pedro Jady (músico), Rafael Sanzio e Miguel Dos Santos (técnica de montagem)”, informou Robert Sodré.
Em setembro deste ano, o grupo participou do Festival de Teatro do município de Santa Rita (Festaty), onde teve a oportunidade de concorrer com mais de 25 grupos de teatro, conquistando oito prêmios nas indicações de Melhor Espetáculo, Melhor Texto, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Cenário, Melhor Direção, Melhor ator e Melhor Atriz. O grupo também participou de indicação na categoria de melhor maquiagem, sendo julgado por Ivonaldo Rodrigues (professor, diretor, dramaturgo e ator) como um espetáculo completo em seus detalhes e definições de cena.
Serviço:
Espetáculo: O tempo (drama e comédia)
Hora: 18h.
Local: Auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.
Entrada: aberta ao público.
Comentários