CULTURA
Peças agitam palcos de JP
Espetáculos teatrais poderão ser vistos no Teatro Lima Penante, no Paulo Pontes e na Casa Grande do Centro Cultural Piollin, confira.
Publicado em 04/05/2012 às 6:30
Entre estreias e reestreias, hoje, amanhã e domingo os teatros pessoenses vão ter espetáculos que prometem surpreender, divertir e emocionar o público, com apresentações sempre às 20h.
A primeira proposta vem do grupo potiguar Estandarte de Teatro, que se apresenta no Teatro Lima Penante, com o espetáculo Uma Coisa que Não Tem Nome. A peça é inspirada no romance do autor português José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira (Companhia das Letras, 1995, 312p.).
No livro, uma epidemia de cegueira branca se alastra pelo mundo. Partindo dessa ideia, o diretor da peça, Lenilton Texeira, transpôs alguns elementos da obra de Saramago para o palco.
Os resultados vão ser sentidos pelos próprios espectadores.
"Nós convidamos o público para participar de alguns procedimentos que retratam os sentimentos de angústia e exclusão descritos no livro", explica Texeira.
Em outra linha de abordagem estão Os Profetas da Comédia, espetáculo da Cia. Paraíba de Dramas e Comédias, que vai ser apresentado no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural.
Os Profetas... faz uma sátira da nossa sociedade, frequentemente envolvida com corrupção política e religiosa.
“Nossa inspiração foram os problemas do dia a dia. Até usamos exemplos de acontecimentos noticiados no Jornal da Paraíba, no palco, para ilustrar”, explica Erivan Lima, diretor da peça.
Já entre o drama e a comédia está a reestreia de Como Nasce um Cabra da Peste, da Agitada Gang, que comemora os 15 anos do espetáculo nos palcos do Teatro Santa Roza.
A peça retrata os costumes e as crendices em torno do nascimento de uma criança nordestina. Edilson Alves, um dos atores do espetáculo, resume: "Nós usamos o humor para suavizar o drama apresentado na peça."
Além das estreias, o espetáculo Anáguas segue em cartaz durante todo o mês de maio, agora na Casa Grande do Centro Cultural Piollin, sextas e sábados, também às 20h.
Comentários