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CULTURA

Prêmio Criatividade decide os melhores comerciais do ano

Embora o veredicto já tenha sido definido, ele só será divulgado na noite do dia 4 de dezembro, durante a festa de premiação.

Publicado em 25/11/2010 às 18:44

Caroline Marques

Falta muito pouco para conhecermos os vencedores da 17ª edição do Prêmio Criatividade, o Grand Prix da Propaganda Paraibana. Na manhã desta quinta (25), a comissão julgadora se reuniu na Globo Nordeste, em Recife, para avaliar todos os comerciais inscritos e escolher os melhores do ano.

Participaram do júri os profissionais do mercado publicitário pernambucano Gustavo Rêgo, do Gruponove; Giuliano Bianchi, da Ítalo Bianchi; Fernando Lima, da Marta Lima; Yoram Júnior, da O&M, e Cléo Niceas, presidente da Asserpe (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco). Eles avaliaram – além do caráter criativo da peça – aspectos de sua realização, como redação, fotografia, interpretação, trilha sonora, edição e qualidade final do material. O julgamento contou ainda com a presença de Max Leal, representando a ABAP-PB (Associação Brasileira de Agências de Publicidade na Paraíba), que acompanhou todo o processo, mas não teve poder de voto.

Segundo Fernando Lima, durante a apreciação, foi preciso não se ater apenas à ideia. “É muito importante ter a visão de que o conteúdo deve segurar o espectador na frente da TV. São dois desafios: premiar uma boa ideia, mas também premiar um bom conteúdo”, destacou.

Cléo Niceas, por sua vez, fez questão de ressaltar que o resultado não é necessariamente indiscutível. “A nossa avaliação tem um lado técnico, mas também um lado subjetivo, de consumidor”, disse.

Embora o veredicto já tenha sido definido, ele só será divulgado na noite do dia 4 de dezembro, durante a festa de premiação, que será realizada no Hotel Garden, em Campina Grande. Nesta edição, o júri analisou o trabalho de 25 agências e 18 produtoras para 77 clientes.

Mais uma vez, a categoria Mercado, que abrange todos os comerciais de produtos ou serviços, foi a mais concorrida, com 48 vídeos inscritos. Com 30 filmes, ficou a categoria Institucional, da qual participam comerciais ou campanhas de propaganda de uma causa, ideia, instituição ou serviço de utilidade pública que não possuem apelo de compra ou consumo. Já na categoria Campanha, estão no páreo 22 conjuntos de comerciais. Todos os trabalhos foram veiculados na TV Cabo Branco ou na TV Paraíba entre 1º de novembro de 2009 e 31 de outubro de 2010.

Dos cinco mais bem votados, os três primeiros serão premiados com um certificado, concedido aos profissionais de criação e direção, à agência que inscreveu o trabalho, ao diretor de mídia, à produtora e ao anunciante. Os responsáveis pela criação e pela direção das obras levarão ainda troféus, e os criativos vencedores em 1º lugar ganharão um Macbook MC516BZ/A.

Imagem

Jornal da Paraíba

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