icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Quais teatros estão na ativa em JP?

Lima Penante e Santa Roza estão precisando passar por reforma. O Paulo Pontes está com uma pauta concorrida.

Publicado em 02/08/2015 às 8:00

A inauguração do Teatro A Pedra do Reino veio somar aos poucos equipamentos culturais que a cidade possui na ativa. Há pouco mais de um ano de sua reabertura, após uma grande reforma, o Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, vem com a pauta concorrida em virtude dessa escassez de teatros, de acordo com a presidente da Funesc, Márcia Lucena.

“Estamos começando em agosto o projeto 'Ocupação Funesc', convidando grupos de circo, teatro e dança com trabalhos já montados para se apresentarem no Paulo Pontes ou no Teatro de Arena”, explicou Lucena. “Isso habilita o teatro a estar sempre ocupado, além das suas pautas independentes”.

A presidente da Funesc garante que ainda este ano, o Teatro Santa Roza, que se encontra em reforma desde o final de 2013, será entregue. “Neste momento, estão cuidando da caixa acústica”, informa.
Inaugurado em 1889 no Centro da cidade, a demora do Santa Roza é devido ao tombamento histórico do prédio, segundo Márcia.

Outro equipamento que necessita de uma reforma é o Lima Penante, também localizado na região central de João Pessoa.

De acordo com o administrador do teatro, o ator Edilson Alves, o equipamento pertencente à UFPB está cumprindo as pautas que já tinham sido agendadas antes da greve da instituição.“O Lima Penante tem 33 anos e há mais de 20 que não passa por uma reforma”, frisa.

Com duas décadas completadas no mês de março, o Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, já tem tradição de regularmente ter em cartaz espetáculos voltados ao público infantil.

Outro destaque é o Centro Cultural Piollin, no Roger (ao lado da Bica), cuja estrutura comporta a 'Casa Grande' que pode abrigar eventos diversos e um teatro de arena com um salão de ensaio.
Já o Teatro do Sesi, próximo ao Pavilhão do Chá, sempre acolhe projetos gratuitos do gênero, geralmente promovidos pelo Sesc Centro João Pessoa.

Por fim, o Teatro Ariano Suassuna, anexo do Colégio Pio X, em Tambiá, ainda se encontra de portas fechadas. Procurado pela reportagem, o responsável se encontra de férias.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp