CULTURA
Resgate das cantigas
Espetáculo teatral ' Quem Quiser que Conte Outra' será apresentado neste sábado (8) e domingo (9) no Teatro do Sesi.
Publicado em 08/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:13
Um resgate das cantigas e brincadeiras de roda através do teatro. Essa é a proposta da peça Quem Quiser que Conte Outra, musical infantil da Cia. Oxente que será apresentado neste sábado (às 17h) e domingo (às 15h e 17h), no Teatro do Sesi, Centro de João Pessoa.
A montagem faz parte da programação do Um, Dois, Três, Janeiro Arretado Outra Vez. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia ou antecipado).
“A Cia. Oxente sempre tem trabalhado com a cultura popular”, atesta o diretor do espetáculo Edilson Alves, que também atua.
“Achando que o tema (de resgate das brincadeiras e cantigas) seria curto, a gente foi pelo lado da literatura de cordel”.
De acordo com Edilson, a apresentação é dividida em duas partes: uma apresenta as cantigas e brincadeiras como o rói-rói, bola de gude, a pipa, peão, a bolha de sabão, boneca de pano e o carrinho de lata; a outra envereda pela linguagem, a partir das histórias da personagem Vó Gracinha, a exemplo do canto popular Boi Estrela, que é encenado junto com a narração.
Edilson Alves chama a atenção para a participação dos pais e adultos na plateia nas apresentações. “Temos uma cena poética envolvendo uma mala cheia dessas brincadeiras.
Observamos muitos adultos se emocionar”, comenta. “Nossa intenção é fazer o pai ficar também, dividindo esse momento com o filho”.
Em tempos de videogame e internet, onde se exercita os reflexos dos dedos, Quem Quiser que Conte Outra vem para divulgar essa tradição que está perdendo espaço. “O aluno traz de casa o funk”, diz a atriz Neide Mello, que faz parte do espetáculo e é professora aposentada. “Não querem aceitar as cantigas e brincadeiras porque acham que é careta”.
Além de Neide Mello, estão presentes no palco os atores José Maciel, Jô Carvalho, Gorethe Araújo, Alberto Black e Fábio Azevedo.
Comentários