icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Rosa Reis em Sousa

Cantora Rosa Reis reúne movimentos e narrativas orais da tradição cultural da região Nordeste em espetáculo que faz em Sousa.

Publicado em 11/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:41

Meio recital, meio roda de dança: o Sarau de Bailados, que a cantora maranhense Rosa Reis traz neste sábado para o Sertão de Sousa, reúne em um espetáculo os movimentos e as narrativas orais colhidas da tradição cultural da região Nordeste.

O show gratuito será às 20h30, no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBN).

Rosa Reis tem quatro CDs gravados: Pajelança (1997), Balaio de Rosas (2001), Alecrim Cheiroso (2004) e Brincos (2009). O trabalho musical é voltado sobretudo para compositores que fazem a cena contemporânea nordestina, como Zeca Baleiro, Tião Carvalho, Chico Maranhão, Fauzi Baydoun, Josias Sobrinho, César Teixeira e Chico César (com quem participou do show Mulher Eu Sei, em São Paulo, em 1997).

No atual espetáculo, a atenção se volta às raízes do Maranhão e adjacências. Junto com outros dez artistas, entre músicos e dançarinos, Rosa Reis propõe uma viagem à ancestralidade cultural brasileira a partir de contos, poemas e passos do cacuriá, coco, divino, quadrilha, xote e lelê. Há também espaço para a batucada de samba tradicional, toadas de bumba meu boi e tambor de crioula.

“Com o sarau, o público do Centro Cultural do Banco do Nordeste vai ter um repertório dançante, que torna o espetáculo participativo. A ideia é que todos entrem na roda pra dançar com gente, conhecendo e experimentando as peculiaridades dos ritmos maranhenses. No final, é o público quem constrói o espetáculo conosco”, pomete no material de divulgação do show.

O Sarau dos Bailados foi um projeto iniciado em 2010 e está ligado também a manifestações carimbó, do Pará; ao jongo, do Rio de Janeiro; ao maracatu, coco e ciranda, de Pernambuco; ao samba de roda, da Bahia. Rosa Reis mostra a diversidade brasileira e a ligação entre essas manifestações.

Nascida em São Luís, a versátil instrumentista toca desde a peculiar caixa do Divino Espírito Santo (um tambor bem característico, que embala o festejo religioso), até a zabumba e o berimbau. Ela é também produtora cultural e faz parte do grupo Laborarte, coletivo artístico independente que completou 40 anos de militância no Maranhão.

Reis integrou o elenco de outros espetáculos populares como Cacuriá de Dona Teté, Tambor de Crioula do Laborarte; Auto da Estrela Esperança; e Te Gruda no Neu Fofão. Em 2005, participou da caravana do projeto Pixinguinha e passou por Brasília (DF), Anápolis (GO), Belém (PA), Santarém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM) e Boa Vista (RR).

Antes de ser apresentado em Sousa, o Sarau dos Bailados marcou presença ontem à noite em Pombal, também no Sertão da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp