CULTURA
Sem rótulos na consciência
Bandas Meia de U.S, Varal de Cabaré e CG.ZOO abrem programação de shows do Encontro da Nova Consciência em CG.
Publicado em 28/02/2014 às 6:00
De rótulo, já basta a referência que há no nome do grupo: Meia de U.S, batizada com a famosa marca de cigarros americana, abre nesta sexta-feira a programação de shows do Encontro da Nova Consciência em Campina Grande, junto com as bandas Varal de Cabaré e CG.ZOO.
“Como a gente não se rotula, consegue tocar com qualquer banda, de heavy metal, rock a MPB”, afirma Max Kehrle, vocalista do Meia, que vai encarar no palco montado na praça do Viaduto Elídio Almeida (em frente ao Sesc Centro), a partir das 19h, o brega do Varal e o hip hop do CG. O acesso aos shows é gratuito.
O Meia de U.S surgiu em 2011, com uma formação da qual, hoje, restam apenas como membros o vocalista Max e o guitarrista Joari Maverick. É a segunda vez que a banda se apresenta no Encontro da Nova Consciência, que está em sua 23ª edição. A última foi há dois anos. “Vale salientar que esse show é a estreia de novos integrantes: Renato Barbosa na bateria e Yuri Lucena no baixo”, informa Max, que conta como foi o quarteto foi batizado. “A gente brincava dizendo que se ainda tinha uma carteira de cigarro no bolso, alguma coisa estava ainda para acontecer.”
O bom-humor é uma característica fundamental das letras, que pregam um “rock'n'roll sem pudor” e são compostas por todos os membros. “A gente sempre disse não ao cover. Só faz trabalho autoral. Inclusive, se a gente vivesse de cover, estava vendendo 'cover flor' na feira”, diverte-se Max, fazendo trocadilho.
Os campinenses pretendem entrar em estúdio este ano para gravar o primeiro álbum homônimo com faixas inéditas, entre elas as que compuseram uma demo, guardada na gaveta. “Não divulgamos porque ela não ficou muito bem masterizada”, conta o vocalista. “Temos 14 canções inspiradas pelo nosso mentor intelectual, o produtor Raposa, o Mr. Fox.”
A irreverência também é marca do Varal de Cabaré, que volta a Campina Grande embalada pelo show que fez no sábado passado no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, no Baile do Cafuçu. O cartaz que a banda divulgou no Facebook já dá uma ideia do repertório: nele, as cabeças de ídolos do cancioneiro brega como Reginaldo Rossi, Odair José e Wando são sobrepostas à imagem de um corpo na posição de lótus, lembrando o caráter espiritual do encontro que tem como tema, este ano, 'Ética, Direitos Humanos e Liberdade de Expressão'.
Formado em 2010 por Pablo Giorgio (vocal), Juca Rosa Cruz e Arthur Dantas (guitarras), Weskley Dantas (baixo) e Beto Kbeça (bateria), o Varal de Cabaré faz o que eles chamam de 'brega'n'roll', uma mistura do brega com o rock, gororoba sonora em que entram também a surf music e a guitarrada do Pará. Entre canções de Evaldo Braga e Reginaldo Rossi, homenagem aos contemporâneos Totonho ('Você tá doida pra me dar') e Zé Cafofinho ('Xirley').
O coletivo de MCs CG.ZOO participa após uma seletiva do Grito Rock na Consciência no site 'Toque no Brasil'. O quarteto é composto pelos MCs Remanescente, Indigente, SweetCrack e MNero, além do beatmaker FBC Beats. O nome do grupo também é esdrúxulo e une o CG de Campina Grande e o ZOO de 'zoológico' (o mascote é um símio de boné). O hip hop corre solto com levadas como 'Mágoas', 'Ratos', 'Violeiros' e 'Good blues'.
Confira a programação completa:
Hoje
Varal de Cabaré
Meia de U.S.
Grito Rock na Consciência - CG.ZOO
Amanhã
O Lendário Chucrobillyman
Burro Morto
Grito Rock na Consciência - Gauche
Domingo
DAAU
Cabruêra
Grito Rock na Consciência - Rieg
Segunda-feira
Totonho e os Cabra
Seu Pereira e Coletivo 401
Grito Rock - Zefirina Bomba
Terça-feira
Val Donato e Os Cabeças
Madalena Moog
Grito Rock - Warcursed e Psychocancer
Comentários