Elis Regina 75 anos. Quem ainda ouve a maior cantora do Brasil?

Se estivesse viva, Elis Regina faria 75 anos nesta terça-feira (17).

Ela morreu em janeiro de 1982, pouco antes de completar 37.

É quase uma unanimidade: foi a maior cantora popular do Brasil.

Será que a voz de Elis resistiu a esses quase 40 anos que nos separam da sua morte?

Será que seus discos resistiram bem à ação do tempo?

Qual o legado de Elis Regina?

Um retrato datado do Brasil em que ela viveu?

Ou um cancioneiro que continua vivo por sua própria qualidade e pela força da intérprete?

Quantos dos seus contemporâneos ainda ouvem os discos de Elis?

E aos jovens, o que é que ela diz?

Elis Regina 75 anos. Quem ainda ouve a maior cantora do Brasil?

No dia em que Elis faria 75 anos, vamos reouvir seus discos?

Selecionei 10.

SAMBA, EU CANTO ASSIM

Elis Regina tinha 20 anos quando venceu o festival de MPB com Arrastão. O disco, de 1965, marca sua estreia na Philips. Revela uma jovem, porém já grande cantora. Tem Reza e Menino das Laranjas.

2 NA BOSSA

Da televisão para o disco. Gravado ao vivo, em 1965, traz para o vinil o sucesso da dupla Elis Regina e Jair Rodrigues na tela da TV Record. Mal gravado, mas até hoje irresistível. Começa com um medley que se tornou antológico.

ELA

De 1971. Elis como seria nos anos 1970, diferente daquela da década de 1960. Mais moderna, aqui produzida por Nelson Motta. O grande sucesso foi o samba Madalena, de um jovem compositor chamado Ivan Lins.

ELIS

De 1972. Elis já produzida e arranjada pelo pianista César Camargo Mariano, seu segundo marido. Repertório impecável de grandes autores e (hoje) clássicos do nosso cancioneiro. Tem o primeiro registro de Elis para Águas de Março.

ELIS

De 1974. Elis e César Camargo Mariano em mais uma das suas parcerias. Um “casamento” musical que redirecionou a carreira dela e redefiniu a sonoridade do seu trabalho. A cantora brilha interpretando Milton Nascimento.

capas-elis

ELIS & TOM

De 1974. Gravado nos Estados Unidos, traz o encontro de Elis com Antônio Carlos Jobim. As sessões tensas de gravação se transformaram num disco extraordinário. O dueto de Tom e Elis em Águas de Março é soberbo.

FALSO BRILHANTE

De 1976. Sucesso no palco, sucesso no disco. Elis no auge da sua potência vocal e da sua força interpretativa. Tem grandes canções de João Bosco e Aldir Blanc e revela em dois números excepcionais o jovem Belchior.

TRANSVERSAL DO TEMPO

De 1978. Registro incompleto e tecnicamente precário de um grande show de Elis. Mesmo assim, indispensável. O Brasil convulsionado dos anos 1970, a cantora no auge do engajamento. Performances arrebatadoras.

ELIS, ESSA MULHER

De 1979. Elis de casa nova, a Warner. Baden, Bosco, Cartola, Joyce – tudo beira a perfeição nos seus registros. Tem um impressionante dueto com Cauby Peixoto. E o samba O Bêbado e a Equilibrista, hino da anistia.

SAUDADE DO BRASIL

De 1980. Penúltimo disco de Elis. Álbum duplo que registra em estúdio o roteiro do show homônimo. Depois que o tempo passou, pode ser ouvido como um inventário da maior cantora do Brasil. Tem Canção da América.