Escritora paraibana Marília Arnaud vence quinta edição do Prêmio Kindle de Literatura

Escritora paraibana Marília Arnaud vence quinta edição do Prêmio Kindle de Literatura

A escritora paraibana Marília Arnaud (Foto: Rosa Aguiar) venceu a quinta edição do Prêmio Kindle de Literatura com o romance O pássaro secreto.

Nesta sexta-feira (05), a coluna é de Luísa Gadelha, que escreve sobre a obra de Marília e a importância do prêmio.

DENSO ROMANCE PSICOLÓGICO CONSOLIDA MARÍLIA COMO GRANDE ESCRITORA

Luísa Gadelha 

Nesta quinta-feira (04) à noite, em cerimônia transmitida ao vivo no Youtube, foi anunciado o romance vencedor da quinta edição do Prêmio Kindle de Literatura. O Prêmio Kindle, promovido pela Amazon em parceria com a Editora Nova Fronteira, premia romances inéditos autopublicados na plataforma kindle. A contemplada da vez é a escritora Marília Arnaud.

Paraibana natural de Campina Grande, Marília Arnaud escreve há mais de trinta anos. Após uma extensa produção de contos – dentre eles, destaco os livros A Menina de cipango, Os campos noturnos do coração e O livro dos afetos -, foi apenas em 2012 que Marília publicou seu primeiro romance, Suíte de silêncios, seguido de Liturgia do fim, em 2016. No segundo semestre de 2020, Marília lançou O pássaro secreto, homenageado da noite, disponível então apenas em e-book na Amazon.

A protagonista de O pássaro secreto, Aglaia Negromonte, é uma adolescente confusa, impetuosa, solitária e ensimesmada, que tem seu universo virado de ponta-cabeça com o surgimento inesperado de uma meia-irmã, Thalie. Thalie, ao mesmo tempo em que se mostra adorável e atrai as atenções dos familiares de Aglaia, também cativa Demian, o primo por quem Aglaia é apaixonada. A partir de então, um emaranhado de eventos caóticos desestabiliza tanto o mundo interior – intensamente rico – quanto o exterior de Aglaia e dos que a rodeiam.

Neste denso romance psicológico, Marília Arnaud se consolida como a grande escritora que já vinha demonstrando ser e nos agracia, mais uma vez, com uma escrita intimista e bastante pungente. O prêmio, ao lado do último Jabuti, concedido ao baiano Itamar Vieira Júnior, confere uma projeção mais que merecida a escritores nordestinos, tornando a hashtag #LeiaNordeste mais relevante do que nunca.

*****

Luísa Gadelha é graduada em Letras, mestra em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba e doutoranda em Estudos Literários e Feministas pela Universidade do Porto. Servidora da UFPB, também escreve sobre literatura e é editora do site de poesia Zona da palavra. Tem poemas publicados em revistas brasileiras e portuguesas.