Como está a cabeça de Caetano Veloso hoje? Novo álbum, em gravação, vai trazer a resposta

Como está a cabeça de Caetano Veloso hoje? Novo álbum, em gravação, vai trazer a resposta

Entre 2006 e 2014, Caetano Veloso trabalhou com a Banda Cê.

Era um power trio (guitarra, baixo e bateria) formado por músicos jovens.

Foi um período de intensa produtividade e muita criatividade.

Com a Banda Cê, Caetano fez três álbuns de estúdio (, 2006; Zii e Zie, 2009; Abraçaço, 2012) e centenas de shows no Brasil e em muitos países.

Os shows renderam mais três CDs (além de DVDs) com registros ao vivo das turnês.

Em 2008, dividiu o palco com Roberto Carlos num tributo a Tom Jobim registrado em CD e DVD, e, em 2010, excursionou com Maria Gadú. Os shows estão num álbum duplo e em DVD.

Em 2015 e 2016, a turnê Dois Amigos – Um Século de Música correu o mundo, reunindo nos palcos Caetano e Gilberto Gil com suas vozes e seus violões. Outro álbum duplo e mais um DVD.

Em em 2018/2019, Ofertório levou a família para o palco. CD e DVD mostram como foi o encontro musical de Caetano Veloso com seus filhos, Moreno, Zeca e Tom. Ao vivo, era lindo demais de se ver.

Todos esses trabalhos ampliaram um bocado a nossa coleção física de Caetano.

Em 2006, ele fez 64 anos. Em 2019, estava com 77.

Em 2006, o presidente era Lula. Em 2018/2019, saímos de Temer (com a deposição de Dilma) e chegamos a Bolsonaro, que transformou o Brasil num país deprimente. Acho que o próprio Caetano já usou esse “deprimente” para classificar o Brasil sob a ultradireita.

Aí veio 2020, trazendo a pandemia e o isolamento.

Trancado em casa, Caetano resistiu, mas cedeu às lives, e também nos ofertou o filme Narciso em Férias (Globoplay), contundente depoimento sobre a sua prisão, em 1968, pela ditadura militar.

Agora, com o artista já vacinado, temos a notícia de que grava um novo álbum em seu estúdio caseiro, usando músicos tanto presencialmente quanto de forma remota.

Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (26) mostrou Caetano falando um pouco sobre o que está fazendo.

As novas canções mostrarão como está a sua cabeça hoje – pode ser o resumo do breve vídeo.

Gente como eu, que nunca deixou de seguir sua trajetória, acaba sabendo de muita coisa que revela como está a cabeça de Caetano hoje.

A expectativa (ansiedade) agora é saber de que forma o seu pensamento e as suas atitudes foram traduzidos em novas canções.

Aguardemos.