Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg, já tem estreia marcada nos cinemas brasileiros

Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg, já tem estreia marcada nos cinemas brasileiros

Amor, Sublime Amor (West Side Story), de Robert Wise, tem 50 anos. É um dos maiores musicais da história do cinema e ganhou um monte de Oscar. Steven Spielberg resolveu refilmá-lo, e o novo Amor, Sublime Amor já tem data de estreia nos cinemas brasileiros: nove de dezembro.

West Side Story – prefiro o título no original em inglês – é, entre tantos musicais que o cinema nos deu, o meu preferido. Ali no início dos anos 1960, transpondo para a tela o espetáculo teatral, faz a transição entre os musicais clássicos e os modernos. É absolutamente fascinante.

O filme conta uma história baseada em Romeu e Julieta. Só que ambientada na década de 1950, em Nova York. Imigrantes porto-riquenhos e americanos de origem europeia se enfrentam nas ruas da cidade. No meio daqueles conflitos entre grupos rivais, surge o amor de Tony e Maria.

A adaptação de Wise para o cinema – depois ele faria A Noviça Rebelde – é magistral. Coreografias, fotografia, elenco – tudo, me perdoem pelo uso da palavra, é de fato sublime. E tudo é conduzido pela música irresistivelmente apaixonante do maestro – grande maestro! – Leonard Bernstein.

Refilmar West Side Story não é tarefa fácil. Todos sabemos que Spielberg é um dos maiores cineastas do mundo, mas até grandes cineastas como ele apanham na hora de fazer um remake. Como será o seu Amor, Sublime Amor? Esperemos por nove de dezembro. Que a pandemia nos permita uma sessão de cinema.