Veja essas imagens terríveis das guerras. Você consegue defender as guerras?

Veja essas imagens terríveis das guerras. Você consegue defender as guerras?

Sou contra a invasão da Ucrânia pela Rússia como era contra a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Muitos dos meus amigos defendem a Rússia de Putin, mas, digo a eles, sou contra a guerra. A guerra em si. Sou um ingênuo, na verdade.

Nem Putin nem Zelensky. “Mas ele é neonazista, ou coisa parecida”, argumentam alguns. Isso justificaria, então, que o Brasil fosse invadido porque temos um presidente como Bolsonaro? Nem Putin nem Zelensky. Terrível é ver a população civil sendo dizimada.

Vejo gente defendendo a invasão da Ucrânia movida apenas pelo antiamericanismo. Pior: vejo gente defendendo a guerra somente porque discorda do tratamento que a mídia dá à guerra. Sigo na minha ingenuidade. Tenho meus heróis da paz. Tenho meus heróis da não violência.

Pensando em guerra, lembrei das canções de paz. Happy Xmas, de John Lennon, é tanto uma canção natalina quanto uma canção pacifista. Sei que está muito “batida”, mas posto aqui porque, nesta edição, tem imagens terríveis das guerras. Veja e responda: há como defendê-las?

Leia o aviso e assista no You Tube.