CULTURA
Sinfônica se apresenta sob batuta do maestro da Filarmônica do Brasil
Projeto "Música Capemisa" visa difundir a música clássica fora do eixo Rio - São Paulo. Apresentação será regida pelo maestro Laércio Sinhorelli Diniz.
Publicado em 16/05/2011 às 15:02
Da Redação
Com Funesc
Como primeiro maestro convidado do ano para reger concertos oficiais, a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) recebe o renomado maestro da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Sinhorelli Diniz. A apresentação está vinculada ao projeto “Maestro Capemisa”, patrocinado pela seguradora Capemisa, com o objetivo de difundir a música clássica dentro do Brasil e descentralizar do eixo Rio - São Paulo. O concerto contará com a participação do músico Gustavo Henrique, como solista, na marimba.
Este ano o projeto já passou pelas cidades paulistas Americana e Tatuí, e ainda vai passar por cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Recife, entre outras. Obedecendo ao critério de qualidade das orquestras participantes, o terceiro destino escolhido pela Capemisa é a cidade João Pessoa, mais precisamente a Orquestra Sinfônica da Paraíba. O concerto será na próxima quinta-feira (19), às 21h, no Cine Bangüê do Espaço Cultural (Funesc). A entrada é gratuita.
Veja outras opções de lazer na Agenda Cultural.
No repertório, a plateia poderá conferir o resultado da mistura entre o ritmo brasileiro bossa nova, através de clássicos de Tom Jobim, e os arranjos de instrumentos eruditos. A peça chama-se “Jobiniana”, de autoria de Newton Carneiro, composta especialmente para o aniversário da Capemisa.
Serão executadas mais duas peças: “Concerto para Marimba e Orquestra”, com participação, na marimba, do solista convidado Gustavo Henrique Miranda. Para finalizar o concerto, “Sinfonia n 9 “Novo Mundo” de A. Dvorak.
Os concertos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba acontecem a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, no Cine-Bangüê da Funesc.
Projeto social
Não só as orquestras do Brasil serão beneficiadas pelo projeto, mas também famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. Durante a semana em que estiver regendo, Laércio visitará o núcleo do projeto social da Capemisa (o Lar Fabiano de Cristo existente em todo o Brasil) mais próximo da cidade onde estiver acontecendo o evento e realizará palestras didáticas sobre música, levando estímulo, informação e carinho a crianças carentes.
A Capemisa investe parte dos seus resultados em seus projetos sociais, como o Lar Fabiano de Cristo. Em 2010, mais de 55 mil pessoas foram assistidas – especialmente crianças e idosos – em programas contínuos de alimentação, atendimento médico e odontológico, apoio educacional, cursos profissionalizantes, auxílio psicológico e ações de cidadania.
Confira o programa do evento:
- Suíte Jobiniana, arranjo de Newton Carneiro
- Concerto para Marimba e Orquestra de Cordas, de Ney Rosauro
I. Saudação
II. Lamento
III. Dança
IV. Despedida
Solista: Gustavo Miranda
- Sinfonia nº 9 em mi menor, Op. 95 “Novo Mundo”, de A. Dvorack
I. Adágio – Allegro Molto
II. Largo
III. Scherzo. Molto vivace
IV. Allegro con Fuoco
Comentários