icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Sinfônica se apresenta sob batuta do maestro da Filarmônica do Brasil

Projeto "Música Capemisa" visa difundir a música clássica fora do eixo Rio - São Paulo. Apresentação será regida pelo maestro Laércio Sinhorelli Diniz.

Publicado em 16/05/2011 às 15:02

Da Redação
Com Funesc


Como primeiro maestro convidado do ano para reger concertos oficiais, a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) recebe o renomado maestro da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Sinhorelli Diniz. A apresentação está vinculada ao projeto “Maestro Capemisa”, patrocinado pela seguradora Capemisa, com o objetivo de difundir a música clássica dentro do Brasil e descentralizar do eixo Rio - São Paulo. O concerto contará com a participação do músico Gustavo Henrique, como solista, na marimba.

Este ano o projeto já passou pelas cidades paulistas Americana e Tatuí, e ainda vai passar por cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Recife, entre outras. Obedecendo ao critério de qualidade das orquestras participantes, o terceiro destino escolhido pela Capemisa é a cidade João Pessoa, mais precisamente a Orquestra Sinfônica da Paraíba. O concerto será na próxima quinta-feira (19), às 21h, no Cine Bangüê do Espaço Cultural (Funesc). A entrada é gratuita.

Veja outras opções de lazer na Agenda Cultural.

No repertório, a plateia poderá conferir o resultado da mistura entre o ritmo brasileiro bossa nova, através de clássicos de Tom Jobim, e os arranjos de instrumentos eruditos. A peça chama-se “Jobiniana”, de autoria de Newton Carneiro, composta especialmente para o aniversário da Capemisa.

Serão executadas mais duas peças: “Concerto para Marimba e Orquestra”, com participação, na marimba, do solista convidado Gustavo Henrique Miranda. Para finalizar o concerto, “Sinfonia n 9 “Novo Mundo” de A. Dvorak.
Os concertos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba acontecem a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, no Cine-Bangüê da Funesc.



Projeto social

Não só as orquestras do Brasil serão beneficiadas pelo projeto, mas também famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. Durante a semana em que estiver regendo, Laércio visitará o núcleo do projeto social da Capemisa (o Lar Fabiano de Cristo existente em todo o Brasil) mais próximo da cidade onde estiver acontecendo o evento e realizará palestras didáticas sobre música, levando estímulo, informação e carinho a crianças carentes.

A Capemisa investe parte dos seus resultados em seus projetos sociais, como o Lar Fabiano de Cristo. Em 2010, mais de 55 mil pessoas foram assistidas – especialmente crianças e idosos – em programas contínuos de alimentação, atendimento médico e odontológico, apoio educacional, cursos profissionalizantes, auxílio psicológico e ações de cidadania.

Confira o programa do evento:

- Suíte Jobiniana, arranjo de Newton Carneiro
- Concerto para Marimba e Orquestra de Cordas, de Ney Rosauro
I. Saudação
II. Lamento
III. Dança
IV. Despedida
Solista: Gustavo Miranda
- Sinfonia nº 9 em mi menor, Op. 95 “Novo Mundo”, de A. Dvorack
I. Adágio – Allegro Molto
II. Largo
III. Scherzo. Molto vivace
IV. Allegro con Fuoco

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp