icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

‘Som Brasil’ revive festivais de televisão

‘Som Brasil’ deste mês, que será exibido na sexta-feira da próxima semana, dia 31, revive a efervescência dos festivais de televisão.

Publicado em 26/08/2012 às 8:00

O ‘Som Brasil’ deste mês, que será exibido na sexta-feira da próxima semana, dia 31, revive a efervescência dos festivais de televisão que lançaram grandes nomes da música brasileira a partir da década de 60. Para cantar essa história, o programa recebe a versátil Maria Gadú, o irreverente Emicida, o performático grupo Pitanga em Pé de Amora e o poético Thiago Amud. Os experientes músicos Jair Rodrigues, Maria Alcina e Tony Tornado são convidados a compor duetos inéditos com os nomes contemporâneos.

Inspirados no desejo de revoluções sociais e políticas, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Os Mutantes, Milton Nascimento, Edu Lobo, Paulinho da Viola, Geraldo Vandré e outras revelações foram a voz de uma geração em plena ditadura militar. Na abertura de ‘Som Brasil’, a apresentadora Camila Pitanga relembra o clima que movia as multidões naquela época: “Na plateia, as torcidas se organizavam como nos melhores clássicos do futebol. Aplaudiam ou vaiavam com a mesma intensidade. Fãs de todos os gêneros, de todas as procedências, cantavam, gritavam e pulavam como se já soubessem que estavam fazendo história”.

As composições que serão revisitadas por Maria Gadú são “Divino Maravilhoso”, “Arrastão”, “Andança” e “Universo do teu corpo”. Emicida canta “Sinal Fechado” e “Para não dizer que não falei das flores”. As músicas “A Banda” e “Lapinha” ficam por conta do coletivo Pitanga em Pé de Amora. E Thiago Amud interpreta “Domingo no Parque” e “Eu quero é botar meu bloco na rua”. Já os duetos entre Pitanga em Pé de Amora e Jair Rodrigues; Thiago Amud e Maria Alcina; e Emicida e Tony Tornado cantam, respectivamente, “Disparada”, “Fio Maravilha” e “BR3”.

Os jovens artistas convidados para esta homenagem representam a característica mistura de talentos que está presente no movimento dos festivais.

‘Som Brasil’ vai ao ar após o ‘Programa do Jô’. O programa é escrito por Cleodon Coelho, Fernanda Scalzo e João Carrascosa, tem direção de núcleo de Luiz Gleiser e direção geral de Gleiser e Cacá Silveira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp