icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

STTP divulga Plano Operacional de trânsito para São João 2010

De 4 de junho a 4 de julho a STTP estará atuando com todo seu efetivo, 77 agentes de trânsito, distribuídos em praticamente 24 horas a cada dia.

Publicado em 24/05/2010 às 19:44

Da Comdecom-CG

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP preparou ao longo de todo este mês de maio um esquema operacional para execução durante a realização do Maior São João do Mundo, no intuito de garantir um tráfego tranqüilo e seguro durante os 30 dias de evento para todos os campinenses e turistas que visitam a cidade neste período junino.

De 4 de junho a 4 de julho a STTP estará atuando com todo seu efetivo, 77 agentes de trânsito, distribuídos em praticamente 24 horas a cada dia, o que obriga a instituição a realizar um enorme esforço organizacional e de apoio para que tanto o São João no Parque do Povo quanto os demais eventos complementares, nos bairros e distritos tenham plenas condições de realização.

Todo efetivo de agentes de trânsito estará se alternando entre turnos e eventos, atuando entre controle e disciplinamento, interdições e desvios, garantindo assim um trânsito seguro durante todo o período junino.

Confira detalhes do plano:

Interdições das vias

As vias interditadas cumprirão a função de impedir o acesso de veículos não autorizados em determinados pontos, de forma a dar uma maior segurança às pessoas que irão participar do evento.

As ruas que sofrerão interdições são as que viabilizam um acesso direto ao Parque do Povo. Esse trabalho ocorrerá de 04 de junho a 04 de julho, podendo ser estendido até o final da Capa do Mundo, dependendo do desempenho da Seleção Brasileira de Futebol.

As ruas serão as seguintes: Rua Sebastião Donato; Rua Tiradentes; Rua Desembargador Trindade e Rua Paulino Raposo.

As interdições seguirão os seguintes horários:

Segunda a Quinta - das 18h até as 04h; Sextas e Sábados – das 18h às 06h, e Domingos e Feriados – das 16h às 05h.

A STTP estará exercendo suas atribuições da mesma forma dos anos anteriores, interditando ruas, auxiliando na circulação e nos desvios, operando nas áreas de estacionamento restrito e reservando trechos para estacionamento de táxis e mototaxi. Além disso, a STTP estará com várias equipes posicionadas no Parque do Povo, onde agentes de trânsito e fiscais de transporte estarão auxiliando principalmente os turistas na circulação pela cidade e pela área da festa.

Interdições temporárias


Essa modalidade de interdição acontece devido às realizações de variados tipos de eventos, principalmente as quadrilhas juninas nos bairros da cidade. Os horários dessas interdições são os mais variados de acordo com a programação do evento enviada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Algumas ruas como Frei Caneca; Treze de Maio; João Moura; Sebastião Donato e Miguel Couto poderão ter o fluxo de veículos interditado em determinados dias de grande movimento, para garantir a segurança dos pedestres durante o evento. Essas interdições podem ser temporárias ou até terminar o evento, dependendo da necessidade apresentada pela festa.

Interdições fixas


O portão de acesso ao Parque do Povo entrada do Palco Principal, situado nas ruas Sebastião Donato e Frei Caneca, será interditado durante os 30 dias de festa. As ruas Major Belmiro, Des. Trindade e Tiradentes ficarão como acesso de veículos ao Parque do Povo, nos horários permitidos.

Varredura

Este trabalho será realizado diariamente a partir das 18h de segunda à sábado e nos domingos e feriados a partir das 17h na área do Parque do Povo, incluindo seu interior, e contando com a participação dos policiais da CPTRAN. Trata-se de uma ação extremamente importante, pois depois da interdição aos acessos ao Parque do Povo, todos os veículos estacionados nessa área interditada são retirados, evitando assim que durante o evento, veículos venham a transitar entre os pedestres, podendo causar algum acidente.

Sinalização

No que se refere a este ponto a instituição já está viabilizando antecipadamente, toda a sinalização horizontal e vertical relativa não só ao Parque do Povo, mas, nos pontos principais da cidade.

- Placas Indicativas (localização)
Está sendo implantada, nos mais variados pontos da cidade, uma série de placas de localização.

- Placas de Regulamentação
Essas placas terão como objetivo informar aos condutores as proibições, obrigações e restrições no uso das vias públicas. Assim, suas mensagens são imperativas e seu desrespeito constituirá infração de trânsito. Essas placas serão implantadas principalmente nas imediações do Parque do Povo.

Trânsito livre

Pelo fato do Maior São João do Mundo ser realizado praticamente dentro da área central da cidade, a STTP está disponibilizando adesivos de acesso (Trânsito Livre) para os moradores cadastrados, residentes em algumas ruas próximas ao Parque do Povo, como Rua Sebastião Donato, Rua Desembargador Trindade, Rua Tiradentes e Rua Paulino Raposo.

Estacionamento de ônibus de turismo

Como de praxe a STTP regulamentará os estacionamentos dos ônibus de turismo, de forma que tornará viável para os visitantes uma melhor localização nas proximidades do Parque do Povo. Essa medida tem como objetivo permitir que esses veículos, quando se dirigirem ao evento, já se desloquem para os seus espaços regulamentados, evitando os engarrafamentos e atropelos para a população.

Os locais de estacionamento serão os seguintes: Rua Almeida Barreto; Rua João Moura; Av. Severino Cruz; Rua Luís de Melo (em frente ao Convento das Clarissa) e Rua José André (Ao lado Teatro Severino Cabral).

Apoio à imprensa

Partindo do pressuposto que a atuação dos órgãos de imprensa é fundamental para o sucesso do evento, novamente foi reservado espaço para o estacionamento dos veículos das emissoras de rádio, tevê e jornal. Sendo assim, a Rua Paulino Raposo estará reservada para os veículos das empresas de comunicação de forma que possam exercer plenamente suas atividades.

Apoio aos órgãos de segurança

Com relação à atuação dos órgãos de segurança que trabalharão para garantir o sucesso do evento, a STTP também viabilizará locais apropriados para o estacionamento das viaturas das Polícias Civil e Militar, incluindo o Corpo de Bombeiro. Portanto, a rua definida pela equipe técnica é a Rua Paulino Raposo, já conhecida como o espaço reservado, anualmente, para a atuação desses órgãos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp