icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Temporada da Sinfônica da Paraíba começa hoje com apresentação grátis

Temporada 2015 terá muita música brasileira e da Paraíba; concerto é gratuito e está marcado para as 20h30 no Espaço Cultural.

Publicado em 05/03/2015 às 10:02 | Atualizado em 20/02/2024 às 17:53

Os sons dos instrumentos de corda, sopro e percussão ecoam pela sala de concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, e, hoje, abrem a temporada de 2015 da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A apresentação tem início pontualmente às 20h30 e a entrada é gratuita.

Sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier, os músicos da OSPB irão executar uma peça do brasileiro Carlos Gomes, a 'Abertura II Guarany'; a 'Marcha Eslava, op.31', de Tchaikovsky e, pra encerrar o espetáculo, uma obra de Beethoven, a 'Sinfonia n. 7 em Lá Maior, Op. 92'.

Sobre o programa dessa noite de estreia, o maestro destaca a presença das peças brasileiras. Ele garante que o público pode esperar uma temporada com muita música nacional e paraibana.

“O nosso pontapé inicial será bem brasileiro, assim como todo o resto da temporada. Temos músicas de excelente qualidade, mas pouco divulgadas”, afirma Durier.
Neste ano, a OSPB pretende expandir o alcance da música tocada em linguagem sinfônica para outras cidades da Paraíba. "Queremos interiorizar as ações da orquestra. Vamos fazer em torno de dez concertos no interior do Estado. Vamos escolher cidades pólos para que todo o entorno possa nos assistir".

A primeira cidade contemplada será Sapé, no dia 19 de abril. Durier conta que o concerto está dentro da programação da Semana Augusto dos Anjos e será regido pelo maestro convidado Leonado David.

Voltada para ações sociais, a OSPB irá promover também os concertos didáticos voltados para estudantes, crianças e adolescentes do ensino público e privado. "Nossa intenção é duplicar o número de pessoas a quem vamos atender", afirma o maestro.

Do forró ao rock

Durier não esconde seu entusiasmo ao falar do que está preparando para a temporada de 2015. A mistura de músicas mais populares com a pegada clássica continua no repertório do maestro.

Ele antecipa ao JORNAL DA PARAÍBA que o mês de junho já está separado para um concerto que irá contemplar o pop -rock, o forró de Luiz Gonzaga e muita bossa nova. "O concerto está 70% pronto. Estamos escolhendo os melhores arranjos para apresentar".

Para cada apresentação desta temporada, a OSPB trará um convidado especial. Artistas paraibanos e brasileiros fazem parte dessa lista. Muitos deles, com reconhecimento internacional.

Feliz com o início de mais uma temporada à frente da OSPB, o maestro Luiz Carlos Durier elogia a competência dos músicos e completa: "se minha mão estiver boa, eles vão responder à altura".

Mês da mulher

Dentro das comemorações do mês dedicado à mulher, a OSPB irá receber uma convidada especial no próximo dia 19: a maestrina Lígia Amadio.

Atual regente-titular da Orquestra Sinfônica de São Paulo, Amadio tem reconhecimento internacional por aclamadas performances em países europeus, asiáticos e latino-americanos.

Sobre a presença de Lígia Amadio no concerto da OSPB, Luiz Carlos Durier comenta: "Ela é uma grande representante feminina em regência de orquestras. Sua presença vem somar ao nosso trabalho. Espero aprender muito com o talento dela".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp