icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Toque romântico barroco

Grupo paraibano Camena interpreta nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) o concerto 'Ária Amorosa' no Centro Cultural São Francisco.

Publicado em 16/07/2013 às 6:00

O barroco italiano do Século 17 será interpretado pelo grupo paraibano Camena no concerto intitulado Ária Amorosa, que será apresentado hoje e amanhã no Centro Cultural São Francisco, centro de João Pessoa, sempre às 20h.

O espetáculo é dirigido por Ibaney Chasin, que executa o chitarrone e a guitarra barroca – bases do canto e instrumentos da época junto com o cravo, instrumento conduzido por Heloísa Muller.

De acordo com Chasin, o repertório terá tanto o uso vocal – presentes nas apresentações do tenor Thiago Wesley e do barítono Rafael Laurindo – como do lado instrumental, com a sanfona de Helinho Medeiros, o cavaquinho de Gustavo Seabra, o violino de Priscila Ewald, a viola de Mariana Rodrigues e a percussão de João Victor Figueiredo. “Não temos instrumentos da época”, aponta. “Mas a sanfona e o cavaquinho funcionam para esse tipo de repertório, mostrando uma aproximação da sonoridade com a música popular”.

POP STAR

Valores sentimentais presentes na época que evocam temas como o amor, a tristeza, a alegria, a beleza, entre outros, guiam o tom e podem ser observados em todas as peças do repertório do espetáculo.

O nome da apresentação pega emprestado de uma peça do napolitano Nicola Matteis (1670-1714), virtuose do violino que se transfere para Londres nos finais do Século 17. Sua trajetória musical se aproxima de uma estrela pop, segundo Ibaney Chasin.
“Matteis seduz os ingleses com seu violino, obtendo grande notoriedade e uma vida extravagante”, explica. “Foi muito bajulado e ganhou muito dinheiro, como também perdeu muito”.

Ária Amorosa reúne ainda obras para instrumento solo de Domenico Scarlatti (1685-1757) e Antonio Vivaldi (1678-1741) que serão realizadas com o cavaquinho, além de peças como ‘As vilanelas’ de Girolamo Kapsberger (1580-1651), um famoso compositor e chitarronista.

Sobre o cenário das apresentações – o Centro Cultural São Francisco – Ibaney Chasin observa que o local tem uma “grande potencialidade internacional”, se o espaço não fosse mal utilizado. “Poderia transformar o local em um cenário ativo e ter um calendário anual com atrações daqui”, sugere.

Os ingressos para os concertos do Camena estão sendo vendidos excepcionalmente a preço promocional de meia-entrada: R$ 10,00.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp