CULTURA
Tubos de ensaio em HQs
Álbum 'Contos e Descontos' do quadrinista francês Etienne Lécroart, será autografado nesta quinta-feira (8) na Comic House.
Publicado em 08/11/2012 às 6:00
Quadrinhos poéticos, reflexivos e filosóficos vindos diretamente da ‘Terra do biquinho’ e da cabeça do francês Etienne Lécroart, que se encontra em João Pessoa para autografar nesta quinta-feira o seu primeiro álbum nacional: Contos & Descontos (Marca de Fantasia/l’Association, 16,5cm x 24,5cm, 44 páginas, R$ 10,00), que será lançado a partir das 19h, na loja especializada Comic House, localizada no bairro de Tambaú.
“É um trabalho bastante experimental”, analisa o editor da obra no Brasil, Henrique Magalhães. “Ele utiliza algumas condicionantes para realizar os quadrinhos. Um trabalho que tem conteúdo não só de forma estilístico, mas que utiliza a linguagem dos quadrinhos com uma forte crítica social ao mercantilismo, o fanatismo religioso, a boçalidade da burguesia, as críticas às obras de arte, entre outros temas.”
Fazendo parte do quadro da l’Association, famosa editora independente da França, Lécroart integra o núcleo chamado ‘Oubapo’, uma espécie de oficina de histórias em quadrinhos cujo experimentalismo percorre pelos limites da narrativa e do grafismo. Fazem parte deste grupo nomes como Patrice Killoffer e Lewis Trondheim, quadrinistas franceses que também vieram lançar na Paraíba seus álbuns Quando Tem que Ser e Gênesis Apocalípticos + Os Inefáveis, respectivamente.
PURA MATEMÁTICA
Henrique Magalhães frisa a verve autoral de Etienne Lécroart através de seus ‘tubos de ensaios’ que são os quadrinhos. “Ele faz sonetos em forma de tiras, uma experimentação do texto através da poesia como se fosse rimas alternadas”, explica o editor paraibano.
Entre os experimentos do autor francês presentes na coletânea nacional, há histórias como ‘Círculo Vicioso’, que consiste em proporcionar ao leitor diversas formas de leitura de seus quadrinhos como um palíndromo, seja no sentido horizontal, no vertical, no oblíquo ou de trás para frente. “Lécroart explica que o leitor tem que ‘entrar no jogo’, sendo uma figura ativa na interatividade.”
Algumas HQs do quadrinista se apoiam no que ele conceitua como ‘fórmulas matemáticas’ da repetição, do ensaio, ou do exercício. Um exemplo – que se encontra na coletânea – é uma história formada por 50 quadros, onde o primeiro se encontra 50 palavras, o segundo contém 49, e assim vai respeitando a ordem decrescente até o último quadro. De acordo com Magalhães, que também é o tradutor de Contos & Descontos, foi um desafio a mais manter a estrutura narrativa da publicação.
Até o dia 14 deste mês, uma exposição com 12 pranchas da obra podem ser vistas gratuitamente na biblioteca da Aliança Francesa de João Pessoa, entidade que promove a vinda do autor junto com o Consulado Francês no Rio de Janeiro e o grupo de pesquisa do Mestrado em Comunicação da UFPB, o Imaginário!.
Comentários