CULTURA
UEPB realiza 2° Encontro de Sanfoneiros nesta sexta em Catolé do Rocha
Evento ocorre em parceria com a prefeitura, inserido na programação dos 83 anos de emancipação política da cidade.
Publicado em 25/05/2018 às 8:32
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza nesta sexta-feira (25), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), o 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, na cidade de Catolé do Rocha. O evento ocorre em parceria com a direção do Campus IV e com a Prefeitura Municipal, inserido na programação oficial dos 83 anos de emancipação política da cidade.
A quarta etapa terá como coordenador local o professor Marcelo Vieira, que também coordena o Núcleo de Arte e Cultura do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA). Segundo ele, participam como monitores da iniciativa 21 estudantes da Universidade, oriundos dos cursos de Ciências Agrárias, Letras e também da Escola Agrotécnica do Cajueiro.
Durante o dia, o Encontro será sediado no CCHA, onde se darão as preleções. Marcelo acrescentou que também fará parte do evento o Projeto XiqueXique. Efetuado por uma associação não governamental, situada no Sítio das Pedras - Cajueiro, ele objetiva desenvolver atividades socioeducativas e promover o intercâmbio de informações entre a população da zona rural e a urbana, enfatizando as questões de cidadania, cultura e meio ambiente, voltadas para crianças, jovens e adultos.
Homenagem
Na parte da noite, o evento segue na Praça Prefeito Sérgio Maia, com as apresentações dos sanfoneiros e tocadores de fole dentro das festividades propostas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. “O homenageado desta etapa será o sanfoneiro Assis Rosa, bastante conhecido em todo o município pelo seu trabalho na área musical”, informou Marcelo.
O 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba começou em abril, quando houve a primeira etapa, em Araruna. A próxima parada da iniciativa será em Lagoa Seca, na próxima quinta-feira (30). As cidades de Araruna, Monteiro e Guarabira já receberam o Encontro, que tem como um de seus pilares dar a devida homenagem a artistas usualmente desvalorizados em sua profissão, bem como colaborar para o fortalecimento da cultura popular.
Comentários