icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Uma companhia em fuga

Espetáculos 'Escapada' e 'Faladores' da Cia. Mário Nascimento serão apresentados nesta quarta (04) e quinta (05) no Teatro Santa Roza.

Publicado em 04/04/2012 às 6:30


"Este é, sem dúvida, o melhor momento do grupo", alegra-se Mário Nascimento, de volta a João Pessoa com a companhia que leva o seu nome e já passou pela Paraíba em 2009, na última edição do Fenart.

Selecionada para abrir nacionalmente o Palco Giratório no 15º aniversário do festival, a Cia. Mário Nascimento se apresenta hoje e amanhã, às 20h, no Teatro Santa Roza.

Além das sessões de Escapada (hoje) e Faladores (amanhã), o diretor faz ainda um intercâmbio cultural com grupos locais na sala de dança do Sesc Centro (amanhã e sexta-feira, das 9h às 13h).

"Escapada tem tudo a ver com a proposta do Palco Giratório, porque retrata a fuga do homem urbano das grandes metrópoles", explica Nascimento, mato-grossense que nasceu em Cuiabá e diz ter sentido na pele a opressão da cidade grande antes de deslocar sua companhia de São Paulo para Minas Gerais, em 2002.

"Senti sim essa opressão em São Paulo, antes de transferir a companhia para Belo Horizonte, capital que era uma alternativa muito mais viável para o grupo tanto afetiva quanto logisticamente".

Marcando a primeira década da companhia fundada por ele e pelo compositor Márcio Cardia em 1998, Escapada teve nova montagem reunindo o elenco original que viajou à Alemanha e deu a Nascimento o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) de melhor coreógrafo.

"Nosso elenco é muito afinado e receber o convite para cumprir uma turnê tão grande é algo muito prazeroso", afirma o profissional à frente de uma caravana que, nos próximos dois meses, percorrerá três cidades do Rio Grande do Norte e mais outras três de Pernambuco.

"Temos viajado bastante e esta mobilidade é uma necessidade inerente do espetáculo, que se alimenta da atenção e da proximidade que conquistamos com o público sobretudo no Nordeste, uma região tão calorosa", sublinha Mário Nascimento.

GIRO PELO NORDESTE
Dividindo o calendário de 2012 entre a agenda do Palco Giratório e dos eventos culturais da Petrobras, patrocinadora da companhia desde 2008, a Cia. Mário Nascimento volta à estrada também com Faladores, segundo o coreógrafo, o seu maior sucesso.

"Faladores é o nosso espetáculo mais bem sucedido porque marcou nosso primeiro grande patrocínio e tornou-se, desde então, o carro chefe do grupo".

Após sua estreia em 2009, Faladores recebeu o prêmio de melhor espetáculo do Sesc Sated e Usiminas Sinparc. Abordando o movimento a partir do viés da oralidade, a coreografia também se comunica com o Nordeste e estabeleceu sua identidade por aqui a partir das vindas constantes de Mário Nascimento para oficinas e workshops.

"Já fui dar cursos em muitas cidades do Nordeste, entre elas Campina Grande e João Pessoa", diz Nascimento, que esteve no 13º Fenart ministrando uma oficina de dança contemporânea.

Apesar da sua experiência didática, quem vai coordenar a atual oficina do grupo (que tem como tema as danças populares brasileiras) é Rafael Bittar, jovem bailarino egresso da Universidade Federal de Minas Gerais que viaja em maio à Europa com o grupo Corpo.

Ansioso com os novos projetos, Mário Nascimento ainda revela que pretende estrear até o fim do ano a nova coreografia da companhia: Nômade.

"Como disse, é o nosso melhor momento. É a hora de aproveitarmos para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance".

Serviço

• PALCO GIRATÓRIO. Com a Cia. Mário Nascimento. Escapada (nesta quarta-feira) e Faladores (nesta quinta-feira).Sempre às 20h no Teatro Santa Roza (Praça Pedro Américo, s/nº, Centro, João Pessoa/PB - tel.: 3218-4382). Ingressos: dois quilos de alimento não perecível

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp