Paraíba será terceiro maior produtor de energia eólica

Com a conclusão das 60 torres com turbinas em forma de catavento, até 31 de dezembro deste ano, a Paraíba será o terceiro maior produtor de energia eólica do país, a energia oriunda dos ventos.

Jean Gregório, do Jornal da Paraíba

Com a conclusão das 60 torres com os aerogeradores (turbinas em forma de catavento), até 31 de dezembro deste ano, a Paraíba será o terceiro maior produtor de energia eólica do país, a energia oriunda dos ventos. As torres de 80 metros, que foram construídas pelo grupo australiano Pacific Hydro no litoral norte paraibano, formarão o Parque dos Ventos, que terão capacidade de potência instalada de 48 megawatts (MW).

Em abril deste ano, o grupo inaugurou o primeiro parque batizado de Millenium Eólico, no município de Mataraca, distante a 90 quilômetros de João Pessoa. Atualmente, os Estados do Rio Grande do Sul e do Rio Grande Norte possuem as maiores potências instaladas no país.

As 60 torres do Parque dos Ventos terão capacidade de atender aproximadamente 150 mil residências. Cada um dos aerogeradores vai produzir 0,8 mw, o que perfaz um total de até 48 mw. A combinação de “ventos comportados e favoráveis, apoio do Governo do Estado, e da Prefeitura de Mataraca” foram os motivos para o litoral norte paraibano recebesse os investimentos do grupo australiano, revelou o assessor institucional da Pacific Hydro, André Woiler.

Na semana passada, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um financiamento de R$ 162,09 milhões, no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), para o grupo australiano concluir a obra na Paraíba.