Paraibanos investem na bolsa de valores

Dados da Bovespa, revelam que doze contas da Paraíba foram canceladas, estabilizando o número de acionistas do Estado em 2.729. De janeiro a agosto, o recuo é de 1,19%.

O número de investidores paraibanos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sofreu apenas uma pequena oscilação negativa de 0,43% em agosto quando comparado a julho, Segundo dados da Bovespa, doze contas da Paraíba foram canceladas, estabilizando o número de acionistas do Estado em 2.729. De janeiro a agosto, o recuo é de 1,19%.

A Paraíba é apenas o 13º estado em número de acionistas, representando somente 0,45% do total brasileiro: 595,850 mil.
Já a participação do Estado no valor de investimentos ainda é menor, com apenas R$ 180 milhões, representando 0,19% do total movimentado em agosto. Apesar dos temores provocados pela crise econômica mundial e pela desvalorização das ações de várias empresas, especialistas em investimentos afirmam que essa é uma boa hora iniciar ou ampliar os investimentos na Bolsa de Valores.

Para Igor Zaccara, da SIR Investimentos, a redução na quantidade de investidores paraibanos está diretamente ligada à crise e à falta de informações de muitas pessoas sobre este tipo de investimento.
O assessor de investimentos acredita que esta é uma boa hora para comprar ações por preços mais baixos do que elas realmente valem. “Temos muitas empresas na bolsa que estão custando menos do que realmente valem contabilmente. Ideal para quem acredita que a crise está no fim ou aposta no longo prazo, independentemente das turbulências pelo caminho, essa estratégia leva em consideração quanto efetivamente valem as companhias negociadas na Bolsa, levando-se em conta seus dados financeiros mais recentes”, ressaltou.

Da mesma maneira, o consultor Eduardo Malheiros, da Futura Investimentos, acredita que a crise é uma ótima oportunidade para quem quer iniciar investimentos na Bolsa. “Para quem ainda não investe é uma boa hora para começar e para quem já aplica este é o momento de se expor um pouco mais. Neste momento, vender as ações que já tem deve ser a última coisa a ser feita”, aconselhou.

Com relação ao tipo de investimento e a que tipo de ações comprar, os dois especialistas acreditam que isto depende do perfil do investidor, devendo levar-se em consideração a disposição para correr riscos.