Brasil deverá ser 3º maior mercado automobilístico

"Atualmente, o quarto maior do mundo, o mercado automobilístico brasileiro deve em breve se tornar o terceiro, atrás apenas da China e dos EUA", prevê Carlos Ghosn, presidente mundial da aliança Renault-Nissan.

No Brasil para anunciar a ampliação da linha de montagem do grupo no país, o executivo disse que o Japão – atualmente o terceiro no ranking – viverá um processo de estagnação, ao contrário daqui.

"Apesar de crescer agora em um ritmo mais lento, as vendas de carro no Brasil ainda avançam. Em mercados maduros, a expectativa é outra", disse Ghosn, apontando a Índia como mais um grande candidato ao posto no futuro.

Segundo levantamento da Jato Dynamics, especializada na indústria automobilística mundial, o Brasil emplacou 2.233.723 veículos de janeiro a agosto de 2011, o que representou um crescimento de 7,6% em relação ao ano passado. Já o Japão, com 2.598.516, encolheu 26,7%.

Já a disputa pelo topo do ranking continua acirrada entre EUA e China. Nas vendas acumuladas, a China lidera o ranking com pouco mais de 9 milhões de veículos vendidos, o que significa um salto de 7,2% em relação a igual período de 2010. Logo atrás estão os EUA (8,4 milhões), se recuperando da crise, com 10,5% de aumento.