Magazine Luiza vai priorizar Nordeste e as Lojas do Baú

Objetivo da empresa é consolidar sua marca na região, além de se aprofundar no seguimento ‘Social Commerce’.

Consolidar as unidades das Lojas Maia e das Lojas do Baú, adquiridas entre julho de 2010 e junho de 2011, são as prioridades do Magazine Luiza para este ano. "Adquirimos muitas redes e esse será o ano de integração entre elas e do aprofundamento da marca no Nordeste", disse à Folha de S.Paulo a fundadora da rede Luiza Helena Trajano, durante evento de varejo que acontece nesta semana nos Estados Unidos.

A migração do nome das lojas da rede Maia para Magazine Luiza começou em Pernambuco em outubro por 14 lojas. A rede tem hoje mais de 140 lojas. Na aquisição, foram desembolsados cerca de R$ 300 milhões pelo Magazine Luiza.

As Lojas do Baú foram adquiridas por R$ 83 milhões com 121 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Com a operação, o Magazine Luiza herdou 3 milhões de clientes à sua base de cartões.

Outra vertente que a empresa pretende aprofundar no ano é a venda por meio das redes sociais, no chamado "social commerce".

Pelo modelo criado em novembro passado, batizado de Magazine Você, qualquer usuário de Facebook e Orkut pode virtualmente criar sua seleção de produtos e vender aos seus amigos, com comissões de 2,5% a 4,5%. Por enquanto o modelo é restrito a funcionários, mas a intenção é abrir para qualquer cliente da loja nos próximos meses. "Hoje são 700 lojas de colaboradores e familiares", revelou.