Declaração sobre imóveis requer atenção

Mercado de imóveis na Paraíba está aquecido e afeta diretamente a declaração do IR. Dúvidas poderão surgir ao preeencher a declaração.

O mercado de imóveis na Paraíba está aquecido e afeta diretamente a declaração do IR. Algumas dúvidas poderão surgir no ato de preeencher a declaração.

Para o contribuinte que adquiriu um imóvel em 2011, esteja ele completamente quitado ou não, a informação deverá contar no campo "Bens e direitos" do programa. O contador Luiz Bezerra explica que os financiamentos não são dívidas e que os contribuintes devem preencher a informação no espaço correto do formulário: "É um erro comum apontarem o financiamento de imóveis ou automóveis como dívida. Mas eles são primeiramente bens", declara.

Bezerra informa que o ganho com a venda do imóvel será isento de Imposto de Renda caso seja revertido na compra de outro imóvel. Desde que o imóvel seja residencial, que o intervalo seja de até 180 dias, que não tenha se repetido nos últimos quatro anos e que não exceda o limite de R$ 440 mil.