Janeiro registra saldo positivo de 165 novos postos de trabalho na PB

Setores da construção civil e serviços foram os que mais contrataram no período, gerando crescimento de 0,05%.

Puxada pelas contratações realizadas pelos setores da Construção Civil e de Serviços, a geração de empregos na Paraíba encerrou o mês de janeiro com um crescimento de 0,05% em relação a dezembro. Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que durante o mês passado foram gerados 165 novos postos de emprego formal, sendo este o segundo melhor desempenho da Paraíba para o mês de janeiro na série histórica divulgada pelo MTE.

Com a influência dos desligamentos dos trabalhadores que atuam no setor sucroalcooleiro durante a safra da cana-de-açúcar, desde 2003, o saldo de empregos no mês de janeiro ficou positivo apenas três vezes. O melhor desempenho do Estado para o mês de janeiro aconteceu em 2008, quando foram criadas 318 novas vagas. No ano passado, por exemplo, o saldo negativo de janeiro foi de -1.112 vagas.

Para o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos na Paraíba (Dieese-PB), Renato Silva, apesar da quantidade de vagas geradas no primeiro mês deste ano não ser um número tão significativo quando se leva em consideração o tamanho do Estado, o crescimento deve ser comemorado.

“Mesmo que sejam poucas vagas, encerrar o mês de janeiro com novos empregos gerados é muito importante. O mês de janeiro sempre é um momento de baixa (no saldo de empregos) e o resultado deste ano mostra um sinal positivo para a economia paraibana”, comentou Silva.

Na divisão por setores da atividade econômica, o maior número de novas vagas criadas foi na Construção Civil, com 838 novos postos, seguido do setor de Serviços, com 589 postos criados.

Por outro lado, foi registrado um grande número de demissões na atividade de agropecuária, que teve uma redução de 933 vagas de emprego. “As demissões no setor da agropecuária já são comuns nesta época do ano por causa do final da safra nas usinas de produção de açúcar e álcool. Mas o mais importante neste ano é que observamos a força do setor da Construção Civil. Estes dados são uma consolidação da efervescência do setor, que é um termômetro da economia”, avaliou Silva.

Para o supervisor do Dieese-PB, com base nos dados de janeiro, "2012 deverá ser um ano bom para a economia paraibana".