Computação em nuvem é a grande aposta da PB

Para a gestora do programa ‘Farol Digital’ o sistema de computação em nuvem se destaca na exportação de tecnologia paraibana.

A Paraíba tem crescido no setor de tecnologia e as apostas para esse ano são nas áreas de gestão da informação e sistema de armazenamento virtual, na chamada cloud computing ou computação em nuvem. Para isso, as empresas estão buscando parcerias com grupos internacionais e elaborando produtos para exportação.

Um dos projetos que impulsiona o crescimento das empresas no ramo da tecnologia é o programa Farol Digital, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Paraíba. De acordo com a gestora do programa, Danyele Raposo, 152 empresas integram o Farol Digital, e, este ano, seis dessas empresas estão participando do Iberoeka – projeto que facilita a parceria entre as empresas brasileiras com grupos da Espanha e Portugal. “Esse projeto serve de fomento para que empresas brasileiras façam parcerias internacionais e atuem no mercado exterior, trazendo negócios também para o Brasil”, explica.

Um exemplo da parceria com a Iberoeka é a empresa Névoa Networks, que atua em João Pessoa e está em fase de negociação com grupos espanhóis para exportar os serviços de consultoria e armazenamento em nuvem. “Nossa oferta seria a tecnologia no mercado de saúde, com softwares voltados para o armazenamento de imagens médicas, buscando empresas que atendem uma grande demanda de diagnósticos por imagens. O outro segmento são empresas que fazem vigilância eletrônica”, explicou o empresário Hunter Hagewood.

O empresário acredita que os setores que trabalham com o acúmulo de imagens são os que geram maior volume de dados e a aposta nesse segmento é apresentar um software de armazenamento em nuvem, principalmente para diminuir os custos, se comparado ao armazenamento tradicional. A Névoa Networks já trabalha no setor há sete anos e, desde 2009, exporta os serviços de computação em nuvem para o mercado norte-americano, o que gera uma lucratividade anual de cerca de R$ 250 mil.

Segundo Danyele Raposo, além da informatização das empresas, o sistema de computação em nuvem vem ganhando destaque na exportação de tecnologia paraibana e se tornando a expressão do momento em tecnologia. Assim, o cloud computing pode ser definido como um modelo no qual a computação (processamento, armazenamento e softwares) está em algum lugar da rede e é acessada remotamente, via internet.

O empresário Geraldo Ramos explica que o cloud computing pode ser usado em qualquer plataforma e, estando disponível na internet, proporciona as mesmas facilidades de acesso ao computador.

Outro ramo que deve incrementar o crescimento tecnológico no Estado é a informatização na área de gestão da informação.

Segundo Danyele, as empresas paraibanas que se destacam com consultorias na área de Tecnologia da Informação (TI) devem alavancar os negócios no mercado internacional. “Temos novidades para o segundo semestre tanto para empresas que trabalham com TI, quanto para os pequenos negócios, focalizando o programa PontoCom”, acrescenta. (Especial para o JP)